Enem 2022

Como se dar bem em Linguagens e Códigos no Enem? E na Redação? Confira dicas e temas sobre as provas

Teste abrange universo amplo de estudos relacionados às ideias de comunicação e expressão, indo da Língua Portuguesa à Educação Física.

Professor de Língua Portuguesa, Alex Inácio dá dicas sobre prova de Linguagens e CódigosProfessor de Língua Portuguesa, Alex Inácio dá dicas sobre prova de Linguagens e Códigos - Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

No primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o próximo domingo, 13 de novembro, os mais de 3 milhões de candidatos espalhados pelo País se defrontarão com questões ligadas ao elemento que liga e constrói a humanidade: a linguagem.

Sem ela, seria difícil visualizar a própria ideia de sociedade (basta dizer que esta matéria que você está lendo sequer existiria, por exemplo).

Importante demais para caber em uma só disciplina, é o mundo das palavras, das imagens e do pensamento contido por trás delas que abre a aplicação dos testes de acesso ao ensino superior.

A prova de Linguagens, Códigos e Suas Tecnologias agrega uma série de áreas que atravessam um universo amplo de estudos: Língua Portuguesa, Literatura, Artes, Língua Estrangeira (Inglês ou Espanhol) e Educação Física, além da Redação.

Tudo o que estiver interligado às ideias de comunicação e expressão passa por essas disciplinas, e é no meio dessa diversidade de conteúdos que o candidato precisa manter a concentração e o foco.

“O aluno, que está bem treinado, vai ficar atento às questões fáceis, que vão potencializar a TRI (Teoria de Resposta ao Item, que define o cálculo do peso dos erros e acertos)”, explica o professor Alex Inácio, que leciona a disciplina de Língua Portuguesa no Colégio DOM.

“E quais são as questões fáceis? São aquelas que trabalham com gêneros textuais, variações linguísticas e interpretação de texto e informações explícitas. Essa tríade vai ajudar o candidato a responder com mais segurança e aumentar a nota”.

Temas que devem cair na prova de Linguagens no Enem

Textos, artes e literatura
Entre os temas que costumam cair no teste (veja no infográfico acima), o professor Alex Inácio destaca também o Modernismo, movimento artístico e literário que chacoalhou o mundo na primeira metade do século 20. Isso porque, em 2022, completaram-se 100 anos da Semana de Arte Moderna, realizada em São Paulo.

“A expectativa de todo o professorado é que venha uma quantidade maior de questões relacionadas a esse evento. Então, o aluno precisa fortalecer o conhecimento sobre as vanguardas europeias, o próprio movimento modernista e o que foi esse marco de 1922”, recorda.

O educador lembra ainda que, quando se fala em movimentos como o Modernismo, não se trata apenas de Literatura, mas também das Artes no geral.

“Na Semana de Arte Moderna, teve apresentação de música e obras de artes visuais. É bom conhecer as técnicas de cada vanguarda também. Por exemplo, qual era a proposta do cubismo de Pablo Picasso ou do futurismo? Isso aí é básico para quem vai fazer o Enem este ano”, afirma.

Como se destacar na Redação?
Outra ponto fundamental na prova de domingo - e temido por muitos, principalmente devido ao tempo e por envolver diversas habilidades no meio de uma maratona de questões - é a proposta de produção textual, a Redação.

A professora Carolina Araújo, do Colégio Salesiano, elenca quatro passos para planejar e escrever um texto de maneira mais assertiva e segura (veja também no infográfico). Mas, para além do planejamento e do foco no tema proposto, é fundamental estar atualizado sobre o que acontece no Brasil e no mundo.

“A Redação avalia o processo de escolarização como um todo”, define a educadora. “É importante ter uma visão de mundo mais ampla e holística. Existe uma ansiedade por repertório cultural. O aluno quer, muitas vezes, decorar citações, o que soa mais artificial. Eu acho que uma consciência cidadã é muito mais produtiva num momento como esse, porque o aluno tem que estar pronto para escrever sobre qualquer assunto. É bom conhecer artigos básicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e alguns pilares da Constituição, por exemplo”.

Veja também

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos
Inclusão

Projeto de inclusão do IFPE conquista 1º lugar estadual do Prêmio IEL de Talentos

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano
ORIENTE MÉDIO

Israel confirma morte de dois soldados em combates perto da fronteira com o Líbano

Newsletter