Como tirar pelos do nariz? Especialistas afirmam que a cera não é a melhor alternativa
Considerada delicada, a área da narina tem inúmeros vasos sanguíneos e alto risco de inflamações e infecções
Tirar os pelos dos braços, pernas, axilas e região pubiana são escolhas normais que algumas pessoas têm. Porém, muitas se esquecem da região das narinas. Aqueles pequenos pelos que crescem dentro da cavidade nasal e que podem ser incômodos. Especialistas afirmam que esquecer deles e deixá-los intocados é a melhor decisão.
Isso porque a área do nariz é considerada delicada e com numerosos vasos sanguíneos. Arrancar os pelos do nariz, especialmente se for feito de maneira inadequada ou sem práticas de higiene, pode aumentar o risco de infecção, levando a complicações como foliculite ou celulite nasal.
“A principal função dos pelos do nariz é reter poeira, pólen e outras partículas transportadas pelo ar para que o ar que você respira seja parcialmente filtrado”, disse Michael Jacobs, dermatologista credenciado em Nova York e professor associado de dermatologia no Weill Cornell Medical College, em entrevista ao Huffpost.
Os pelos também agem como uma barreira física, impedindo que esses alérgenos entrem nas passagens nasais e possam causar irritação ou danos ao sistema respiratório. Os pelos do nariz desempenham ainda um papel protetor, alertando-nos sobre perigos potenciais. O espirro nada mais é do que uma forma de o corpo expulsar o “intruso” que chegou perto dos pelos da narina.
Leia também
• Saúde do cérebro: veja os 5 hábitos que os neurocientistas adotam
• Obesidade: cientistas identificam mecanismo cerebral que provoca ganho de peso
Além disso, os pelos do nariz ajudam a manter os níveis ideais de umidade nas passagens nasais. “Os pelos do nariz prendem a umidade do ar exalado, evitando que as passagens nasais fiquem muito secas. Essa umidade ajuda a umidificar o ar que respiramos, tornando-o mais confortável para o nosso sistema respiratório”, disse Don J. Beasley, otorrinolaringologista certificado em Idaho, EUA.
Riscos
A pior opção neste caso é a depilação com cera, pois, apesar de oferecer melhores resultados, ela remove completamente os pelos do nariz, o que significa remover o sistema de filtragem essencial para mantê-lo saudável e evitar infecções e abscesso nasal. Segundo especialistas, a cera machuca a pele do nariz e cria abertura para que as bactérias entrem nos tecidos mais profundos. Além disso, a cera muito quente pode queimar a mucosa nasal ou o tecido que reveste a cavidade nasal.
Pelos encravados também podem ser um problema com a depilação, pois quando um pelo é removido por completo o outro, que está nascendo, não consegue romper a pele. O que causa uma inflamação e incômodo.
Quais são as alternativas?
Se os pelos do nariz estão realmente incomodando, ou que eles estão atingindo alturas longas e feias, o recomendado pelos especialistas é utilizar uma pequena tesoura para sobrancelhas, que esteja higienizada e, esterilizada. Optar por tesouras angulares com pontas arredondadas para não correr o risco de causar ferimentos dentro da narina, ou cortar vasos.
Para aparar os pelos mais profundos dentro do nariz, opte por um aparador elétrico — ambos são seguros e fáceis de usar e exigem o mínimo de esforço de sua parte. Esses dois métodos de aparar os pelos do nariz são alternativas mais seguras à cera e ajudam a prevenir o risco de pelos encravados e irritação.