Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Como tratar da acne no rosto e nas costas? Dermatologistas falam dos 4 melhores tratamentos

Do sabonete de enxofre a remédios com receita médica; veja os mais e menos eficazes

Saiba como cuidar de acne em casa e quando consultar um dermatologista Saiba como cuidar de acne em casa e quando consultar um dermatologista  - Foto: Pexels

Espinhas, cravos e bolinhas brancas aparecendo nas costas, no peito e no rosto podem trazer de volta memórias da sua adolescência. No entanto, a acne corporal também é uma condição comum em adultos, segundo a dermatologista Caroline Opene, da Universidade da Califórnia.

A acne, quer apareça no rosto ou em outras partes do corpo, ocorre quando os poros ficam obstruídos por sebo, sujeira e células mortas. Isso pode estimular o crescimento bacteriano, a produção de sebo e a inflamação, que causam acne, explica Elika Hoss dermatologista da Clínica Mayo:

— A genética também pode desempenhar um papel assim como o estresse, as alterações hormonais, certos medicamentos como corticosteroides e testosterona, não tomar banho imediatamente após o treino e usar produtos para a pele que contenham certos óleos – explica.

A médica acrescenta que a acne pode aparecer em qualquer parte do corpo, “mas é mais comum nas costas, peito e ombros, onde há mais glândulas sebáceas”.

Embora possa ser embaraçoso, desconfortável e às vezes doloroso, os dermatologistas dizem que há muitas maneiras diferentes de tratar o problema.

Em casa
De acordo com os especialistas, vários produtos vendidos sem receita médica podem tratar eficazmente a acne corporal. Veja abaixo alguns deles.

Lavagem com peróxido de benzoíla: Uma das principais recomendações da dermatologista Jacqueline Watchmaker, membro da Academia Americana de Dermatologia, é uma lavagem com peróxido de benzoíla, que você pode encontrar em muitas marcas disponíveis no mercado.

— O peróxido de benzoíla é antimicrobiano, antinflamatório e agente ceratolítico, o que significa que pode desobstruir os poros — exemplifica Jacqueline, acrescentando que é melhor usar um produto com concentração de 4 a 10%, aplicando na pele úmida no chuveiro. Depois deixe agir por alguns minutos para que tenha tempo de contato suficiente com a pele.
 

Adapaleno: Este medicamento, semelhante ao retinóide, costumava estar disponível apenas mediante receita médica. Mas agora você pode encontrá-lo sem receita em produtos em consistência de géis, cremes e loções presente em várias marcas do mercado.

— O adapalene atua melhorando a renovação da pele e evitando o acúmulo de células mortas. Aplique uma pequena quantidade sobre a região com tendência a acne à noite – orienta Elika.

Ácido salicílico: Produtos tópicos com 2% de ácido salicílico também podem ajudar a tratar a acne corporal. De acordo com Elika, eles vêm em sprays, tratamentos especiais e produtos de limpeza, e podem diminuir o inchaço, a vermelhidão e ajudar a desobstruir os poros:

— Eu geralmente aconselho o peróxido de benzoíla para o tratamento de inchaços de espinhas maiores com pus e o ácido salicílico para cravos e espinhas menores.

Sabonete de enxofre: A dermatologista Caroline Opene diz que é seguro usar sabonete de enxofre, que tem sido até elogiado pelos usuários do TikTok como um tratamento para acne corporal. Ele pode ainda ajudar removendo células mortas e desobstruindo os poros, “mas geralmente não é tão eficaz quanto outros tratamentos caseiros e às vezes cheira a ovo podre”:

— Tratar a acne corporal em casa leva tempo, pode chegar a até 12 semanas, então é importante ter paciência e ser consistente com a sua rotina de cuidado– enfatizou a dermatologista.

Outras considerações
Segundo Elika, pode parecer um contrassenso, mas a secura pode irritar a pele e piorar a acne. Portanto, é importante hidratar regularmente, incluindo áreas propensas a acne:

— Procure loções corporais rotuladas como “isentas de óleo” ou “não comedogênicas”, que não obstruem os poros. Produtos sem fragrância também podem ser mais suaves para a pele.

Ao se exercitar, a dermatologista indica usar sempre roupas limpas que absorvam o suor e tomar banho assim que puder.

Além disso, também é importante evitar os gatilhos da acne corporal, como produtos oleosos. Se você estiver tomando certos medicamentos que causam crises, pergunte ao seu médico se existe um substituto ou estratégia potencial para lidar com sua acne. Embora o estresse em si não cause acne, tomar medidas para reduzi-lo o máximo possível ajudará.

A acne corporal geralmente melhora com remédios vendidos sem receita. Mas, se você não notar muita diferença depois de cerca de três meses, ou se a acne estiver deixando cicatrizes, a orientação é consultar um dermatologista:

— As cicatrizes de acne podem aparecer como descoloração em manchas rosadas ou escuras, dependendo do tom da sua pele. Textura irregular, depressões na pele ou inchaços que persistem são outros sinais de cicatrizes — alertou ela, explicando ainda que “se a sua acne for grave e causa dor, nódulos sensíveis, secreção, coisas assim, você realmente precisará consultar um dermatologista”.

Ainda segundo a dermatologista, dependendo do seu histórico médico, dos sintomas e do que está causando o problema, os dermatologistas podem prescrever medicamentos orais, como Accutane, antibióticos, ou um medicamento tópico como a clindamicina.

— Eles também podem recomendar peelings químicos ou tratamentos que usam laser ou luz — diz.

Veja também

Newsletter