Companhia aérea diz que avião caiu no Cazaquistão por "interferências externas, físicas e técnicas"
Das 67 pessoas a bordo, 38 morreram
A Azerbaijan Airlines afirmou, nesta sexta-feira, que os resultados preliminares da investigação sobre o avião que caiu no Cazaquistão apontam para “interferência externa, física e técnica”. Ao longo da semana, houve uma crescente especulação de que a aeronave poderia ter sido atingida por mísseis de defesa russos. No total, 38 pessoas morreram no acidente.
Em comunicado, a Azerbaijan Airlines anunciou que está suspendendo os voos para sete cidades russas porque “os resultados preliminares da investigação sobre a queda da aeronave Embraer 190 que operava o voo J2-8243 da Azerbaijan Airlines entre Baku e Grozny apontam para interferência externa, física e técnica”.
Também nesta sexta-feira, o responsável pela aviação civil da Rússia afirmou que a aeronave tentou pousar em Grozny, capital da Chechênia , durante um ataque de drones ucranianos. Oficialmente, o Kremlin disse que não se pronunciará sobre o assunto até o fim da investigação.
Leia também
• FAB envia três investigadores ao Cazaquistão após queda de avião da Embraer
• Defesa aérea russa teria atingido avião que caiu no Cazaquistão, diz funcionário dos EUA
• Onde o céu é mais movimentado? Confira as rotas aéreas mais movimentadas do mundo em 2024
A aeronave do modelo Embraer 190 caiu próximo à cidade de Aktau, às margens do Mar Cáspio, no Cazaquistão. O voo fazia o trajeto entre Baku, capital do Azerbaijão, e Grozny, capital da república caucasiana russa da Chechênia e transportava 67 pessoas.
De acordo com a companhia aérea, 62 passageiros e cinco membros da tripulação estavam a bordo do voo J2-8243, que "fez um pouso de emergência" a três quilômetros de Aktau. Entre eles havia 37 cidadãos azerbaijanos, seis cazaques, três quirguizes e 16 russos, informou o Ministério dos Transportes do Cazaquistão.
Após o impacto, “o avião pegou fogo”, informou o Ministério de Situações de Emergência do Cazaquistão, que mobilizou 150 agentes das unidades de emergência para o local. Além disso, uma equipe de investigadores do Azerbaijão foi enviada para a região.
Ainda nesta sexta-feira, o responsável pela aviação civil da Rússia afirmou que a aeronave tentou pousar durante um ataque de drones ucranianos. O Kremlin disse que não se pronunciará sobre o assunto até o fim da investigação.