Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Compaz reabrem nesta terça (1º) com serviços e 30% da capacidade das bibliotecas

Bibliotecas vão abrir com 30% da sua capacidade. O atendimento será prioritário para os jovens das comunidades que vão fazer Enem/vestibular 2020-2021

André Longo, secretário de Saúde de PernambucoAndré Longo, secretário de Saúde de Pernambuco - Foto: Hélia Scheppa/SEI

A Prefeitura do Recife, através da Secretaria de Segurança Urbana, pactuada com a Secretaria de Saúde, reabre os Centros Comunitários da Paz, os Compaz, para atendimentos parciais à população, a partir da próxima terça-feira (1º). As Fábricas de Cidadania voltam a receber os usuários para resolverem demandas no Procon, Cras, Secretaria da Mulher, Mediação de Conflitos, entre outros. As bibliotecas também vão abrir, mas com 30% da sua capacidade e só poderão frequentar os espaços jovens acima de 16 anos. Vale lembrar que o atendimento será prioritário para os jovens das comunidades que vão fazer Enem/vestibular 2020-2021. No mesmo dia, ao vivo, o artista gráfico Rafa Mattos fará, nos três equipamentos (Eduardo Campos, Ariano Suassuna e Miguel Arraes), um painel de boas-vindas.

Nesse primeiro momento, os serviços mais procurados foram os pactuados para a retomada com capacidade reduzida. Gradativamente, os outros serão retomados. Todos seguindo os protocolos de cuidados e orientações da Secretaria de Saúde do Recife. Por isso, só serão permitidos atendimentos e circulação pelos equipamentos de quem estiver usando máscara, devidamente acoplada no nariz e boca. Além dos banheiros disponíveis para lavar a mão, os Compaz também vão oferecer álcool em gel para os usuários.

"Essa retomada está seguindo todos os protocolos de saúde e segurança. Essa notícia mostra o cuidado da Prefeitura com as comunidades mais vulneráveis do Recife. A volta também requer que a população tenha os cuidados necessários para que os equipamentos sejam um local de proteção para as comunidades atendidas", ressalta o Secretário de Segurança Urbana do Recife, Murilo Cavalcanti.

De acordo com o secretário de Saúde do Recife, Jailson Correia, a reabertura gradual das unidades dos Compaz é possível neste momento em que o Recife registra queda nos indicadores mais expressivos da pandemia há mais de 100 dias, como as reduções nos números de casos graves de covid-19, de óbitos, de atendimentos e ocupação dos leitos.

 "Nessa fase de convivência com o novo coronavírus, o Recife vai avançando na retomada de atividades sociais importantes. Costuramos a reabertura das unidades do Compaz juntamente com a Secretaria de Segurança Urbana para que esses equipamentos sociais possam reabrir com toda segurança, ofertando serviços fundamentais à população e sendo também aliados no esforço de passar orientações sobre os novos protocolos de convivência com a covid-19 nesse momento em que a pandemia não acabou. Como o vírus continua circulando, o Compaz vai abrir com todo cuidado com a prevenção de novas infecções, como o uso da máscara, uso de álcool em gel e distanciamento social", disse o gestor da Secretaria de Saúde do Recife.

Veja também

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica
Folha Pet

Município de Paulista realiza, neste sábado (23), dia D de vacinação antirrábica

Newsletter