SAÚDE

Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco realiza duplo transplante inédito 

A estratégia para a realização dos procedimentos teve, ao todo, 23 horas de trabalho

Os pacientes receptores estão clinicamente bemOs pacientes receptores estão clinicamente bem - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Na quarta-feira (24), o Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco (UPE) efetivou um inédito duplo transplante, com órgãos destinados a instituições públicas e universitárias.

Foram realizados procedimentos no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), com transplante de fígado, e no Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (Procape), com transplante de coração, captados de um único doador do Hospital da Restauração (RH).

“Os procedimentos são importantes por serem hospitais públicos e universitários, que têm a missão de tratar a população e ensinar os futuros profissionais de saúde”, destacou o superintendente do Complexo Hospitalar da Universidade de Pernambuco, Gustavo Trindade.

A estratégia para a realização dos procedimentos teve 23 horas de trabalho das equipes multiprofissionais e o envolvimento de praticamente todas as áreas dos hospitais. 

“Mais uma vez a nossa equipe de saúde se destaca em ações pioneiras, como a realização do transplante cardiológico 100% SUS, efetivado no Procape em 2023. Gostaria de parabenizar os servidores da UPE, que possuem participação em cada conquista para a população”, destacou a professora e reitora da UPE, Socorro Cavalcanti. 

Os pacientes receptores estão clinicamente bem, dentro do esperado para o período de pós-operatório. 
 

Veja também

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo
FRANÇA

Primeiro-ministro da França finaliza difíceis consultas para formar governo

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África
vacinas

Ruanda inicia 1ª campanha de vacinação contra mpox na África

Newsletter