Logo Folha de Pernambuco

OPERAÇÃO PAPAI NOEL

Operação Papai Noel: até o fim do ano, Centro do Recife tem 180 PMs por dia fazendo a segurança

Comércio do Centro do Recife permanece aberto, ininterruptamente, até o dia 31 de dezembro

O efetivo foi lançado nesta quinta-feira (14)O efetivo foi lançado nesta quinta-feira (14) - Foto: Thalis Araújo/Folha de Pernambuco

Faltando 46 dias para o final de 2024, a Polícia Militar de Pernambuco (PMPE) deflagrou, nesta quinta-feira (14), a Operação Papai Noel. Serão feitos, entre 15 de novembro e 31 de dezembro, 8.280 lançamentos de policiais que vão cuidar da segurança da população nas compras de fim de ano, no comércio do Centro do Recife. Esta época atrai grande fluxo de pessoas à região.

Diariamente, 180 agentes farão a patrulha ostensiva e preventiva na área central do Recife.

O serviço será ser feito em variadas modalidades de policiamento, sendo em bicicleta, carro, a pé, Cavalaria, CipCães, videomonitoramento e aéreo, com auxílio do helicóptero do Grupamento Tático Aéreo (GTA), além de ações com o Alerta Celular e Alerta Bike.

Comparativo
O quantitativo lançado neste ano é 81,6% maior que o de 2023. Naquela época, foram feitos 4.559 lançamentos de agentes na missão. Por dia, quase 100 policiais realizaram rondas nos três bairros mais movimentados da região: Santo Antônio, São José e Boa Vista.

Diretor de Planejamento Operacional da PMPE, o coronel João Barros diz que a operação é tradicional nesta época do ano. A partir de agora, o comércio do Centro do Recife não fecha mais, abrindo aos fins de semana e feriados até o fim do ano.

O trabalho dos policiais é, segundo Barros, fundamental para garantir que o consumidor possa efetuar as compras com tranquilidade.

"Temos atenção especial com o Novotel, que fica aqui ao lado, no Bairro de São José, e o Centro de Convenções [Recife Expo Center], que é frequentado por diversas pessoas que vêm para os eventos e aproveitam a oportunidade para fazer compras, aqui no Centro do Recife. Nós estamos atentos também. Além disso, teremos policiais no Cais de Santa Rita e em frente ao Mercado de São José", explicou ele.

Fred Leal, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas do Recife (CDL) e do Sindilojas, comemora mais um ano de parceria com a PMPE. Para ele, é de suma importância que os policiais tragam a segurança das pessoas.

"Todos os anos, nós nos reunimos com o comando da Polícia Militar para traçar metas e dizer as nossas necessidades. Tanto a PMPE quanto a Guarda Civil Municipal do Recife têm atendido aos nossos apelos, na medida do possível. Eu acho isso importante, para que eles tragam a sensação de segurança. Ver os policiais aqui é muito importante", declarou.

Opiniões divididas
Os comerciantes se mostraram ainda inseguros quanto à crescente da violência no Centro do Recife. Risonete da Silva, de 48 anos, trabalha na área há mais de 13 anos. Ela já testemunhou vários assaltos. Mesmo assim, acredita que o emprego do efetivo vai ajudar a intimidar os bandidos.

"Eu espero que dê certo, porque a gente vem para cá e não consegue ficar muito à vontade por causa da insegurança. Se a Operação Papai Noel der certo, este ano vai ser bom para a população, porque vamos nos sentir mais seguros. Nestes 13 anos, eu já ouvi muitos relatos e já presenciei assaltos. As pessoas saem com cordão de prata e os bandidos puxam, por exemplo", desabafou ela.

Perspectiva de compras de final de ano para 2024
Fred Leal argumentou, durante entrevista à Folha de Pernambuco, que o comércio encara com ansiedade o período de compras de final de ano. A expectativa é de que as vendas aumentem entre 8% e 10%, em relação ao ano passado.

"Pela oscilação do dólar, ficamos ansiosos. Tem hora que sobe e depois desce de novo. Isso faz com que os juros permaneçam altos, o que oprime muito o consumidor. A gente está com uma perspectiva boa, de certa maneira. Podemos conseguir uma alta de 8% a 10%, em relação a 2023. A CDL e o Sindilojas têm investido nisso. O comerciante tem muita resiliência. Vamos enfrentar os desafios. Todos os obstáculos vão ser vencidos", espera.

Veja também

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT esta sexta
PARALISAÇÃO

Rodoviários se reúnem na Caxangá em pressão por paralisação; categoria tem reunião no TRT hoje

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Newsletter