Comunidade do Pilar, no Recife Antigo, recebe missa do Lava-Pés e inicia Tríduo Pascal

Doze fiéis tiveram seus pés lavados e beijados pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido

Dom Fernando Saburido beijando pé da moradora da comunidade do Pilar, Vera Lúcia do Nascimento, durante celebraçãoDom Fernando Saburido beijando pé da moradora da comunidade do Pilar, Vera Lúcia do Nascimento, durante celebração - Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco

Aconteceu nesta quinta-feira (6) a celebração da missa do Lava-Pés, na Igreja do Pilar, no bairro do Recife Antigo. A solenidade, de acordo com a tradição da Igreja Católica, dá início ao período de três dias que antecedem a Páscoa e recebe o nome de Tríduo Pascal. O celebrante foi o arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), Dom Fernando Saburido. O pároco responsável pela Igreja do Pilar, Damião Silva, também contou com a presença do padre Fábio Potiguar e do diácono Antônio Sebastião.


A Eucaristia, a instituição do Sacerdócio Ministerial e o mandamento do amor foram os pontos principais da missa desta quinta. O tema da Campanha da Fraternidade 2023, que é “Fraternidade e Fome”, também foi desenvolvido ao longo da celebração. Marmitas foram doadas aos fiéis após a celebração.


Para o padre Damião Silva, usar a fome como tema é importante para mobilizar as autoridades responsáveis por mudar a situação. “A Igreja está sempre preocupada com as pessoas. A Campanha da Fraternidade acontece com base na realidade. Milhões de pessoas passam fome e vivem na insegurança alimentar. A gente vem com a voz profética para chamar atenção para mobilizar o poder público a não normalizar isso. É uma realidade cruel”, disse o padre.

Padre Damião Silva, pároco responsável pela Igreja do Pilar, situada na comunidade de mesmo nome (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)

Citando a presença da iniciativa em todo o Brasil, Dom Fernando Saburido reforçou a proposta de incentivar o combate à fome.

“É a terceira vez que a Campanha da Fraternidade traz esse tema. Agora, porque o Brasil voltou ao Mapa da Fome. É uma forma de sensibilizarmos sobre isso. São muitos problemas sociais e essa é uma reflexão que está sendo feita em todo o país”, afirmou Saburido.


Lava-Pés

Dona Vera Lúcia do Nascimento, de 56 anos, foi uma das moradoras da comunidade do Pilar a ter os pés lavados e beijados pelo arcebispo da Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR), Dom Fernando Saburido (Foto: Alexandre Aroeira/Folha de Pernambuco)


Seguindo a tradição da celebração, de joelhos, Dom Fernando Saburido lavou e beijou os pés de doze fiéis que moram na comunidade do Pilar, no Recife. Uma dessas pessoas foi Vera Lúcia do Nascimento, de 56 anos.


“Foi uma emoção muito forte e boa. Foi maravilhoso. Foi uma bênção. Eu moro aqui e sempre frequento as missas”, disse a mulher que teve o pé lavado numa cerimônia como essa pela segunda vez. A primeira aconteceu na Igreja da Madre de Deus, também no bairro do Recife Antigo.
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter