Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2023

Concurso de Porta Estandarte, Flabelista, Mestre Sala e Porta Bandeira inicia prévias no Recife

Realizado nos dias 23 e 25 de janeiro, o concurso teve mais de 50 inscritos nas categorias

Concurso de Porta-Estandarte, Porta-Flabelo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, no Pátio São PedroConcurso de Porta-Estandarte, Porta-Flabelo, Mestre-Sala e Porta-Bandeira, no Pátio São Pedro - Foto: Ed Machado/Folha de Pernambuco

Para dar o pontapé inicial nas prévias de Carnaval gratuitas do Recife, o Pátio de São Pedro recebeu, nesta segunda-feira (23), o concurso de Porta-estandarte, Flabelista, Mestre-sala e Porta-bandeira, nas categorias Tribo de Índio, Caboclinho, Clube/Troça, Flabelista, Maracatu de Baque Virado, Maracatu de Baque Solto, Bois de Carnaval, todas nas categorias adulto e infantil. 

Realizado em dois dias, o concurso teve mais de 50 inscritos nas categorias de Porta-estandarte de Boi de Carnaval; porta-estandarte e flabelista de troças de Frevo; e mestre-sala e porta-bandeira de agremiações de Samba, todos disputados na segunda-feira.

Na próxima quarta-feira (25), quando será realizada a segunda etapa da competição, o público conhecerá os vencedores das categorias Caboclinho, Índio e Maracatu, que contou com 36 inscrições. Antes, na terça-feira (24), o Pátio de São Pedro será palco do Encontro de Baques de Caboclinhos e Tribos de Índios.

Os primeiros campeões
Primeiros a se apresentar, os competidores da categoria Porta-estandarte de Boi de Carnaval foram animados pela orquestra do Boi Mimoso da Bomba do Hemetério.

O título de campeão ficou com  José Barbosa da Silva, do Boi de Mainha, e Mateus Pedro Ferreira Dantas, do Boi de Arcoverde, ficou com o segundo lugar. Ao redor do palco, uma multidão acompanhou e vibrou com as apresentações.

Na sequência, foi a disputa entre os Clubes de Frevo. Animados pela Orquestra do Maestro Edson Rodrigues, agremiações de vários municípios pernambucanos desfilaram pelo palco. A Troça Carnavalesca Mista Chupa Neném, representada por Jadson Martins Rodrigues da Silva, ficou em primeiro lugar. E Jefferson Martins Rodrigues da Silva, da Troça Carnavalesca Mista Camisa Velha, ficou em segundo.

Simbolizando a resistência da cultura popular que continua passando de geração para geração, a categoria Porta-estandarte Flabelo Infantil teve como campeã Tainá Cavalcanti Antunes Guimarães, do Bloco Lírico Infantil Compositores e Foliões, e como vice-campeã Letícia Moura Carvalho Bezerra, do Bloco Lírico Infantil Lira de Carpina.

Na categoria Porta-estandarte Flabelo Adulto, o primeiro lugar ficou com Maria Aparecida de Melo Fernandes Pires, que representou o Bloco Lírico Flor do Tamarindo. Em segundo lugar, Jacira de Queiroz Lins, do Bloco Lírico das Flores.

Categoria Mestre Sala 
1º lugar: Clércio de Souza Barros (Galeria do Ritmo)
2º lugar: Thiago José dos Santos (Gigante do Samba)

Categoria Porta Bandeira
1º lugar: Nadja Andrade (Galeria do Ritmo)
2º lugar: Jacira da Silva Xavier (Pérola do Samba)

Próximos dias de programação
Até o dia 16 de fevereiro, estão previstas mais de 50 atrações espalhadas pela cidade. Com destaque para o  Carnaval inclusivo, que conta com o Carnaval Sem Barreiras, destinado a pessoas com deficiência e que fará folia na Praia de Boa Viagem no dia 3 de fevereiro. 

O público acima dos 60 anos poderá curtir o Baile Municipal da Pessoa Idosa, no Classic Hall, no dia 14 de fevereiro, e a população LGBTQIA+ fará sua festa própria na rua da Moeda com o Palco da Diversidade no dia 16 de fevereiro, mesma data em que o Bloco Nem Com Uma Flor também sai às ruas do Bairro do Recife, pregando o amor e o fim da violência contra as mulheres. 

Contemplando a diversidade musical, e honrando o título de Cidade da Música conferido pela Unesco, vários polos de Hip Hop, Reggae e com foco na cena local estarão espalhados pela cidade.

Veja também

Bessent pretende reduzir dívida dos EUA, mas promete cumprir cortes de impostos de Trump
MUNDO

Bessent pretende reduzir dívida dos EUA, mas promete cumprir cortes de impostos de Trump

Quem era a influenciadora que morreu ao ser arrastada por enxurrada em Minas Gerais
MORTE

Quem era a influenciadora que morreu ao ser arrastada por enxurrada em Minas Gerais

Newsletter