Logo Folha de Pernambuco

"Nosso Oceano"

Conferência dos oceanos chega ao fim no Panamá com 341 compromissos de proteção

Ela também anunciou que a próxima conferência "Our Ocean" acontecerá na Grécia, em 2024

Dançarinos se apresentam durante o dia de abertura da Conferência Our Ocean no Centro de Convenções do Panamá, na Cidade do Panamá, em 2 de março de 2023Dançarinos se apresentam durante o dia de abertura da Conferência Our Ocean no Centro de Convenções do Panamá, na Cidade do Panamá, em 2 de março de 2023 - Foto: Luís Acosta / AFP

Uma conferência mundial sobre os oceanos terminou nesta sexta-feira no Panamá com 341 compromissos de governos para proteger o ecossistema marinho, que contemplam fundos de quase 20 bilhões de dólares (104 bilhões de reais).

No encerramento da conferência "Our Ocean", a chanceler do Panamá, Janaina Tewaney, anunciou que foram fechados "341 novos compromissos" no encontro de dois dias para combater a poluição, a pesca ilegal e outras ameaças ao mar, que implicam fundos de 19,97 bilhões de dólares.

Ela também anunciou que a próxima conferência "Our Ocean" acontecerá na Grécia, em 2024.

O ex-chefe da diplomacia americana John Kerry, principal incentivador da conferência e enviado da Casa Branca para o Clima, participou da cerimônia de encerramento. Entre os fundos, destacam-se 865 milhões de dólares alocados pela União Europeia e 6 bilhões de dólares dos Estados Unidos.

Durante os dois dias de debates no Panamá, os 600 delegados de governo, ONGs, empresas e órgãos internacionais voltaram seus olhares para as negociações na ONU sobre um acordo para proteger o alto-mar, que cobre metade do planeta.

Os delegados da Our Ocean não fecharam acordos nem fizeram votações, e sim anunciaram "compromissos vonuntários" para proteger o oceano.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter