educação

Conferência Nacional dos Bispos do Brasil defende investimentos de governo e sociedade na educação

Entidade ligada à Igreja Católica lançou a Campanha da Fraternidade de 2022, que tem como tema 'Fraternidade e Educação'

Sala de aula da Rede Municipal de Ensino do RecifeSala de aula da Rede Municipal de Ensino do Recife - Foto: Mônica Oliveira/PCR

No lançamento da Campanha da Fraternidade de 2022, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Walmor Oliveira de Azevedo, disse que a educação precisa sempre receber mais investimentos de todos. Ele não se limitou a citar os governantes, mencionando também a necessidade de investimentos por parte de empreendedores, instituições e outros segmentos.

Todo ano, na Quarta-Feira de Cinzas, a CNBB, que é ligada à Igreja Católica, lança a Campanha da Fraternidade. O tema deste ano é "Fraternidade e Educação". No lançamento, feito de forma virtual em razão da pandemia de Covid-19, integrantes da CNBB defenderam uma educação que vá além da inserção no mercado.

"A educação é pilar da paz e por isso mesmo precisa receber sempre mais investimentos significativos de todos, governantes, empreendedores, instituições, segmentos todos. Por isso mesmo a nossa Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, a CNBB, promovendo a campanha da fraternidade, busca fomentar a participação de todos no fortalecimento do campo educacional, iluminar compreensões, despertar compromentimentos e a convicção de que um tempo novo na sociedade se constrói e se sustenta através da priopridade da educação integral e qualificada", disse o presidente da CNBB em vídeo.

Em entrevista coletiva por videoconferência, Joel Portella Amado, secretário-geral da CNBB e bispo-auxiliar da Arquidiocese do Rio de Janeiro, esclareceu o significado de "educação integral" usado na campanha.

"Educação integral, e integral aqui num sentido mais amplo que ela pode vir a ter. Não restringir a educação aos aspectos cognitivos e mercadológicos, mas perceber que o ser humano, além de razão e inserção no mercado de trabalho, é também por exemplo sentimento, ele é solidariedade, ele é compromisso socioambiental, e assim por diante. Que o processo educacional não forme apenas máquinas racionais para inserção no mercado. Se isso é importante, não é exclusivo. É preciso alargar. E alargar o horizonte para a fraternidade e solidariedade", afirmou Joel Amado.
 

Durante a coletiva, o bispo Joel foi questionado sobre a posição da CNBB em relação à invasão da Ucrânia pela Rússia e também quanto à forma como o governo brasileiro está lidando com a situação. Enquanto boa parte dos líderes mundiais condenaram a ação russa, o presidente Jair Bolsonaro tem evitado criticar o presidente da Rússia, Vladimir Puin.

Primeiramente, o bispo disse é uma posição de toda a Igreja Católica ser contra a guerra e de se solidarizar com o sofrimento dos "irmãos da Ucrânia". Depois, ao falar do governo brasileiro, criticou quem adota uma postura de neutralidade.

"Aqui não se trata apenas da posição do governo brasileiro, mas se trata da posição de todas as instâncias que neste momento não se posicionam claramente contra a guerra, ou se você me permitir dizer assim, não se posicionam claramente a favor da paz. Há uma responsabilidade que é humana, independentemente de crença, independentemente de qualquer outra coisa, que é a responsabilidade pela paz. Quando a nossa opção não é pela paz, entre outras coisas, nós nos desumanizamos. Isso se aplica, a começar por mim, a você, a qualquer pessoa que efetivamente não trabalhe a paz. Não basta cruzar os braços e dizer: eu não contribuí para a guerra. Se há uma guerra, se há uma violência, se há uma invasão, enfim, se há o nome que se quer dar, é preciso manifestar indignação e trabalhar pela paz", afirmou o secretário-geral da CNBB.

Em outro momento, ele voltou ao assunto:

"Sobre esse exemplo que nos entristece tanto, da Ucrânia, nós saímos de uma pandemia, e agora entramos num pandemônio de guerra. E vamos assim construindo um mundo que nos assusta".

Veja também

Conheça a Unidade 8200, grupo que teria explodido pagers e walkie-talkies
MUNDO

Conheça a Unidade 8200, grupo que teria explodido pagers e walkie-talkies

Pausas, hidratação e ventilação: cuidados que Iza, grávida de 8 meses, terá no show do Rock in Rio
SAÚDE

Pausas, hidratação e ventilação: cuidados que Iza, grávida de 8 meses, terá no show do Rock in Rio

Newsletter