RECIFE

Confira a programação da Semana Santa da Paróquia Anglicana no Espinheiro, no Recife

Celebrações lembram a morte e ressurreição do Messias

Paróquia Anglicana no Espinheiro, no RecifeParóquia Anglicana no Espinheiro, no Recife - Foto: Divulgação

Data que lembra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, a Semana Santa terá celebrações na Paróquia Anglicana no bairro do Espinheiro, na Zona Norte do Recife.  

A programação começou nesse domingo (2), com o Domingo de Ramos, festividade que marca a entrada triunfal de Jesus Cristo em Jerusalém. 

“É a memória do dia em que Jesus instituiu a Celebração da Ceia Cristã, baseada no cumprimento da profecia da Páscoa Judaica”, informa o pastor e reitor da Paróquia Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, reverendo Geison Vasconcellos. Já o momento do lava-pés “expressa a humildade de que devemos servir uns aos outros”, revela.

O ápice da Semana Santa é a celebração da Sexta-feira Santa, quando os cristãos lembram da morte de Jesus Cristo na cruz, momento de grande introspecção e reflexão para os fiéis.

Na sexta-feira, ocorre o Ofício da Cruz, a partir das 18h, sendo uma cerimônia litúrgica realizada por muitos cristãos, especialmente das igrejas católicas, anglicanas e ortodoxas.

Na Igreja Anglicana, é uma vigília com um momento de reflexão sobre as 7 últimas Palavras na Cruz, com tempo de louvor e oração.

Celebração de Semana Santa na Igreja Anglicana do Espinheiro (Foto: Divulgação)

No Sábado Santo, não há nenhuma solenidade na Igreja Anglicana, pois é considerado o Sábado do Silêncio. “É o dia que houve silêncio no mundo pela morte de Jesus”, esclarece o reverendo Geison Vasconcellos.

As solenidades da Semana Santa terminam no Domingo de Páscoa, que celebra a Ressurreição de Jesus Cristo, às 6h. O momento é de alegria e renovação da esperança para os cristãos, que creem que Jesus venceu a morte e abriu o caminho para a vida eterna. “Celebramos a volta da esperança, a vitória da vida sobre a morte”, vibra o pastor.

Por fim, às 18h, será encenado o Auto de Páscoa, realizado pelo grupo de artes e louvor da Igreja Anglicana, inclusive com a participação das crianças da comunidade.

A junta paroquial solicita que os fiéis, se possível, façam doação de alimentos para o Projeto Casa da Vila, braço social da Igreja. “Páscoa é doação, momento de acolher pessoas em suas necessidades”, finaliza o reverendo.

A Igreja Anglicana Zona Norte, no Espinheiro, faz parte da Diocese do Recife, que tem como bispo e primaz da província brasileira dom Miguel Uchôa. 

Confira a programação:

Quinta-feira, 6 de abril
20h -
Instituição da Eucaristia e Lava-pés

Sexta-feira, 7 de abril
18h - Ofício: 7 Palavras da Cruz

Domingo, 9 de abril
6h -
Celebração da Ressurreição
10h - Celebração da Páscoa
18h - Auto da Páscoa

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter