Logo Folha de Pernambuco

Retrospectiva

Confira os 10 principais fatos que marcaram o mundo em 2021

O ano de 2021 foi marcado pelo combate aos efeitos da pandemia e conflitos geopolíticos

Monica Calazans, primeira brasileira vacinada em solo nacional contra a Covid-19Monica Calazans, primeira brasileira vacinada em solo nacional contra a Covid-19 - Foto: divulgação/Governo de SP

O ano de 2021 foi marcado pela continuidade do combate aos efeitos da pandemia da Covid-19, o avanço da vacinação contra a doença e a ameaça provocada pelo surgimento de novas variantes do vírus. Além disso, conflitos geopolíticos deixaram o mundo em alerta e o presidente Jair Bolsonaro (PL) discursou na Organização das Nações Unidas (ONU).

1 - Manifestantes invadem o Capitólio 

Durante a sessão de contagem dos votos do Colégio Eleitoral na eleição americana, que deu vitória a Joe Biden, o ex-presidente Donald Trump discursava para apoiadores afirmando que não aceitaria o resultado eleitoral. Após o pronunciamento, um grupo de apoiadores andou em direção à sessão de contagem de votos do colégio eleitoral e invadiu o Capitólio, sede do Congresso americano em Washington. Houve confronto, tumulto e mortes.

Manifestantes invadem o Capitólio

2 - Crise da falta de oxigênio atinge Manaus

O estado do Amazonas viveu um agravamento da crise de saúde em decorrência da pandemia nos primeiros dias do ano. Por falta de oxigênio para tratar os casos graves da Covid-19, o sistema de saúde colapsou. Com o grande volume de internações, já não havia de onde tirar os insumos para tratar quem dependia dele. Dezenas de pessoas morreram sufocadas. 

Crise de oxigênio em Manaus

3 - Primeira pessoa é vacinada no Brasil contra Covid-19

A enfermeira Monica Calazans foi a primeira pessoa a ser vacinada no Brasil. A aplicação da dose aconteceu no Centro de Convenções do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, na capital paulista. Monica recebeu a dose de Coronavac, do laboratório Sinovac, ao lado do governador de São Paulo, João Doria (PSDB). 

Enfermeira se torna primeira pessoa vacinada no Brasil

4 - Pazuello deixa Ministério da Saúde e Marcelo Queiroga assume

Em meio à crise sanitária devido à Covid-19, o presidente da Sociedade Brasileira de Cardiologia, Marcelo Queiroga, aceitou convite do presidente Jair Bolsonaro para ser o quarto ministro da Saúde. Queiroga substituiu o general Eduardo Pazuello que foi responsável pela gestão da saúde no Brasil durante a maior parte da pandemia, deixando o cargo sendo suspeito de crimes, investigado pela Polícia Federal e com o país batendo recorde de mortes pela doença.

Novo ministro da Saúde

5 - Presidente do Haiti é assassinado em casa

Em mais um capítulo da crise política e econômica, o presidente do Haiti, Jovenel Moise, foi morto em um ataque em sua residência depois que um grupo invadiu sua casa no meio da madrugada. A primeira-dama, Martine Moise, também foi ferida no ataque. Os agressores não foram capturados, ninguém assumiu a autoria e, até o fechamento da retrospectiva, ninguém foi condenado.

Presidente do Haiti é assassinado

6 - Olimpíadas são realizadas sem público

Após o adiamento inédito das Olimpíadas, os Jogos Olímpicos de Tóquio foram realizados no segundo semestre deste ano. A realização do mega evento aconteceu por conta da pandemia da covid-19, e também por este motivo, foi realizada sem público.

Olimpíadas realizada sem público

7 - Talibã retoma o poder no Afeganistão

Enquanto os Estados Unidos ainda retiravam suas tropas, a capital do Afeganistão foi tomada pelo grupo extremista Talibã. A população local aguardava que o grupo retomasse o poder depois da saída dos americanos e se apressaram a tentar uma saída do País pelo aeroporto de Cabul. O desespero das pessoas que tentavam escapar do regime ditador que ressurgia marcou algumas das imagens mais marcantes do ano

Talibã retoma poder

8 - Vulcão Cumbre entra em erupção em La Palma

Um vulcão entrou em erupção em La Palma, uma das ilhas do arquipélago espanhol Ilhas Canárias. Segundo o noticiário internacional, a explosão chegou a lançar uma nuvem de fumaça e cinzas acima do parque nacional de Cumbre Vieja, no sul da ilha. Também chegou a ser emitido um risco de formação de tsunami para a costa brasileira, mas o caso foi considerado muito remoto por especialistas e depois completamente descartado. 

Erupção de vulcão

9 - Jair Bolsonaro discursa na ONU e defende tratamento precoce

Em seu discurso na ONU, o presidente Jair Bolsonaro (PL) fez declarações consideradas imprecisas sobre a gestão federal. As informações foram verificadas por agências de Factcheck de todo o País. O presidente defendeu o “tratamento precoce” da covid-19, falou do meio ambiente e disse que estamos há dois anos “sem corrupção” no Brasil.

Bolsonaro discursa na ONU

10 - Mundo se preocupa com o surgimento de novas variantes e ondas de Covid-19

Após a popularização dos conceitos relacionados a “variantes” da Covid-19, os assuntos: lockdown, vacina, aglomeração e máscaras foram rapidamente substituídos por: taxa de transmissão, quantidade de infectados, sintomas, mortalidade. Entre as variantes surgidas do final de 2020 até 2021 estão a: Lâmbda, Gama, Delta e a mais recente, Ômicron. Todas são mutações aleatórias da covid e causaram danos específicos aos continentes que passaram.

Variantes ameaçam o mundo

Veja também

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam
BANHEIRO

Como mulheres podem urinar em pé ou sem se sentar? Veja artefatos que ajudam, casos e países onde iniciativa ocorre

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda
SAÚDE

Chorar uma vez por semana pode ser bom para à saúde, afirma especialista; entenda

Newsletter