Logo Folha de Pernambuco

Coronavírus

Confira pontos de testagem gratuita para Covid-19 no Recife nesta sexta-feira (3)

Cada local tem capacidade de realizar até 200 testes, segundo a Sesau

Testagem rápida para Covid-19 no RecifeTestagem rápida para Covid-19 no Recife - Foto: Ikamahã/Sesau

Seis localidades do Recife recebem, nesta sexta-feira (3), o programa de testagem em massa para o coronavírus. Cada local tem capacidade de realizar até 200 testes, o que totaliza 1,2 mil testes de Covid-19 ao longo do dia. 

A ação faz parte do programa Testa PE, iniciativa do Governo do Estado para checar a infecção por coronavírus em 10% da população pernambucana até o fim de fevereiro de 2022.

Das 8h às 16h, equipes da Secretaria de Saúde da capital pernambucana (Sesau) irão realizar os testes gratuitamente nos seguintes locais:
- Estação de Metrô Joana Bezerra (São José);
- Compaz Eduardo Campos (Alto Santa Terezinha); 
- Conselho de Moradores do Alto Santa Isabel (Casa Amarela);
- Associação dos Moradores do Barro (Barro); 
- Escola Municipal Bola na Rede (Guabiraba);
- Praça da Várzea (Várzea)

O serviço é aberto a todas as pessoas e, para fazer o teste, basta apresentar um documento de identificação. O resultado fica pronto em menos de 30 minutos. 

Os casos positivos estão sendo cadastrados na plataforma Atende em Casa para telemonitoramento e identificação dos contatos da pessoa infectada. A ação visa a redução da transmissão da doença, a partir da detecção de novos casos. 

Caso sejam identificadas pessoas com sintomas respiratórios e o teste de antígeno der negativo, será feito agendamento no local para a realização do RT-PCR (teste padrão ouro para detecção do vírus ativo), por meio do Atende em Casa.

Durante a ação, os profissionais da Sesau também farão abordagens educativas sobre a importância da vacina anticovid, e as pessoas que não tiverem recebido nenhuma dose ou não tiverem o esquema vacinal completo poderão agendar, através do Conecta Recife, para tomar a dose.

Nesta primeira etapa, os testes estão sendo aplicados, por equipes volantes da saúde, em locais de grande circulação de pessoas - como mercados públicos, estações de metrô, escolas municipais - e em pontos de vulnerabilidade social de 22 localidades, que foram selecionadas a partir da análise de critérios como Índice de Desenvolvimento Humano, cobertura vacinal e cobertura de Estratégia de Saúde da Família.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter