Carnaval 2024

Confira serviços de saúde à disposição dos foliões no Carnaval, no Recife e em Olinda

Cidades montaram esquemas especiais para atendimentos de urgência, serviços de prevenção à doenças e orientação à população

Samu Samu  - Foto: Arthur Mota / Folha de Pernambuco

Curtir a folia é bom, mas pensar no pós-Carnaval também é muito importante. E para que todos possam voltar às suas rotinas sem maiores preocupações, as secretarias de saúde do Recife e de Olinda montaram esquemas especiais para atendimentos de urgência, serviços de prevenção à doenças e orientação à população durante os dias de festejos. 

Para aqueles foliões que forem aproveitar a festa na capital pernambucana, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) vai disponibilizar 25 mil materiais educativos sobre Infecções Transmissíveis (IST), 50 mil garrafas plásticas em substituição às de vidro; 10 mil copos d’água; 1,2 milhão de preservativos masculinos e femininos; 300 mil unidades de gel lubrificante, e 27 mil autotestes de HIV. 

Testes rápidos para detecção de HIV, Sífilis e Hepatites B e C também estarão à disposição em dois pontos: Praça do Arsenal (8/1 até 13/1), no Bairro do Recife, área central da Cidade, e Ibura (11/1) até 14/1), na Zona Sul, das 18h às 2h. 

A Profilaxia Pós-Exposição (PeP) será ofertada nas policlínicas Barros Lima, em Casa Amarela; Arnaldo Marques, no Ibura; Agamenon Magalhães, em Afogados; e a Amaury Coutinho, em Campina do Barreto. 

Já em Olinda, a Secretaria de Saúde do município vai distribuir aos foliões 20 mil leques com informações dos serviços de saúde e rede complementar; 20 mil bandanas, como forma de acessório para se proteger do sol; e um milhão de preservativos. 

Um stand, ao lado dos Correios, também ficará à disposição nos quatro dais de Carnaval para testagem rápida de HIV/Sífilis, das 11h às 18h. Além disso, no Tricentenário, serviços para Profilaxia Pós-Esposição, Hepatites, HIV/Sífilis e outras ISTs poderão ser feitos. 

Samu

No Recife, durante o período carnavalesco, oito unidades de saúde estarão abertas 24h. Ademais, 41 ambulâncias e 50 motolâncias ficarão à disposição dos foliões. Dois Postos Médicos Avançados (PMA) também poderão ser usados de quinta a terça-feira a partir das 19h: um ao lado do Cais do Sertão e outro ao lado da Companhia Independente de Apoio ao Turista (CIATur), na Avenida Alfredo Lisboa, no Bairro do Recife. 

No Galo da Madrugada, o Samu vai mobilizar cerca de 200 profissionais que atuarão nas ambulâncias, motolâncias, helicóptero e em cinco postos médicos montados ao longo do percurso. Os pontos fixos vão funcionar das 7h às 19h e serão instalados na Praça Sérgio Loreto, Rua São João, Pátio do Carmo, Rua do Sol e Praça do Diario. 

Em Olinda, a descentralização do Samu ficará disponível de quinta a terça-feira, das 7h às 2h, na Avenida do Farol (próximo aos Correios), Praça do Carmo, Guadalupe, CIATur e Prefeitura. Pessoas que precisarem de serviços de emergência/urgência também poderão recorrer à Policlínica Barros Barreto, SPA/Peixinhos e à UPA Municipal Professor Germano Coelho. Os três locais terão atendimento 24h.    

Veja também

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido
Venezuela

Venezuela vai pedir prisão de Milei por avião apreendido

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel
CONFLITO

O que é o Hezbollah? Com aparato militar superior ao do Hamas, facção libanesa é alvo de Israel

Newsletter