Logo Folha de Pernambuco

MUNDO

Congressista americano alerta China que tentativa de invadir Taiwan "fracassaria"

Os Estados Unidos são o principal aliado de Taiwan, ilha que está no centro de tensões entre Washington e Pequim

Taiwan pede racionalidade à China após incidente marítimo fatalTaiwan pede racionalidade à China após incidente marítimo fatal - Foto: TAIWAN COAST GUARD / AFP

O congressista republicano americano Mike Gallagher, um crítico ferrenho da China, alertou Pequim nesta quinta-feira (22) que qualquer tentativa de invadir Taiwan "fracassaria".

"A mensagem que quero transmitir de maneira bipartidária é: se Xi Jinping e o Partido Comunista da China (PCC) tomassem a decisão incrivelmente tola de tentar uma invasão de Taiwan, este esforço fracassaria", afirmou Gallagher.

No início da visita à ilha como líder de uma delegação do Congresso dos Estados Unidos, o republicano acusou a China de fazer "bullying" com Taiwan.

Gallagher, presidente do Comitê sobre a China da Câmara de Representantes, lidera uma delegação de cinco legisladores que se reuniu com as principais autoridades de Taiwan, incluindo a presidente Tsai Ing-wen.

"Diversas vezes, Taiwan mostrou ao mundo como enfrentar o bullying do PCC e não apenas sobreviver, mas prosperar", afirmou Gallagher em um comunicado.

Os Estados Unidos são o principal aliado de Taiwan, ilha que está no centro de tensões entre Washington e Pequim. A China considera Taiwan parte de seu território e não descarta o uso da força para recuperar o controle.

 

A visita da delegação demonstra o "firme apoio bipartidário do Congresso americano a Taiwan", afirmou a porta-voz da presidência taiwanesa, Olivia Lin, em um comunicado.

"Acreditamos que Taiwan e Estados Unidos podem continuar aprofundando o comércio e a cooperação, assegurando de maneira conjunta a paz, a estabilidade e a prosperidade regionais e defendendo a democracia e a liberdade", acrescentou.

Gallagher destacou que observa um "apoio crescente e extremamente forte a Taiwan" no Congresso americano.

A visita ocorre após as eleições presidenciais de janeiro em Taiwan, vencidas pelo atual vice-presidente Lai Ching-te, do governante Partido Progressista Democrático, que Pequim classifica como separatista.

A delegação permanecerá em Taiwan até sábado como parte de um giro pela região da Ásia-Pacífico, informou em comunicado o Instituto Americano em Taiwan, a embaixada de fato de Washington em Taipé.

Veja também

Autor de ataque em Nova Orleans tinha bandeira do Estado Islâmico no veículo, diz FBI
EUA

Autor de ataque em Nova Orleans tinha bandeira do Estado Islâmico no veículo, diz FBI

O autor do ataque em Nova Orleans é o americano Shamsud-Din Jabbar, do FBI
EUA

O autor do ataque em Nova Orleans é o americano Shamsud-Din Jabbar, do FBI

Newsletter