Logo Folha de Pernambuco

bolívia

Congressistas de Morales sabotam discurso de presidente boliviano

Morales e Arce disputam o controle da esquerda governista e a indicação para a eleição presidencial de 2025

Legisladores com ideias semelhantes às do ex-presidente boliviano Evo Morales jogam flores e água no vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca Legisladores com ideias semelhantes às do ex-presidente boliviano Evo Morales jogam flores e água no vice-presidente da Bolívia, David Choquehuanca  - Foto: Jorge Bernal / AFP

Legisladores partidários do ex-mandatário boliviano Evo Morales sabotaram o discurso à nação que o presidente Luis Arce deveria fazer no Congresso, segundo constatou um jornalista da AFP.

Os parlamentares lançaram tomates e flores na mesa diretora presidida pelo chefe do Congresso e vice-presidente, David Choquehuanca, quando a sessão para receber o chefe de Estado era montada.

Morales e Arce disputam o controle da esquerda governista e a indicação para a eleição presidencial de 2025.

Sua luta pelo poder levou a protestos e bloqueios de estradas por parte dos partidários de Morales, que denunciam uma perseguição judicial e política para impedir que seu líder concorra novamente à presidência depois de governar a Bolívia entre 2006 e 2019.

Em meio a gritos e empurrões, alguns legisladores do Movimento ao Socialismo (MAS) impediram Arce de entrar na Câmara e se dirigir à nação por ocasião de seu último ano de mandato, que terminará em 8 de novembro do próximo ano.

“Peço desculpas ao povo boliviano, aos deputados, senadores e convidados especiais por essa atitude vergonhosa de alguns membros da Assembleia. A sessão para entregar o relatório da presidência não poderá ser instalada”, disse Choquehuanca.

Profundamente dividido pela disputa entre Morales e seu ex-ministro Arce, o MAS tem a maioria no Congresso bicameral.

O governo ainda não anunciou se Arce fará seu discurso no palácio presidencial ou se foi cancelado.

Veja também

Trump conversou com presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas
Trump

Trump conversou com presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas

Voto de protesto beneficia Trump nas urnas
Donald Trump

Voto de protesto beneficia Trump nas urnas

Newsletter