Logo Folha de Pernambuco

Chile

Congresso do Chile destitui juiz da Suprema Corte em julgamento por corrupção

O juiz também foi acusado de descumprimento do dever ao encobrir uma viagem de sua filha à Itália

Esta é a primeira vez em 31 anos que o Congresso destitui um juiz da Suprema CorteEsta é a primeira vez em 31 anos que o Congresso destitui um juiz da Suprema Corte - Foto: Reprodução/Internet

O Congresso do Chile destituiu nesta quarta-feira o juiz da Suprema Corte Sergio Muñoz, após um julgamento político por corrupção promovido pela oposição de direita.

“Fica aprovada a acusação constitucional" contra o juiz, declarou o presidente do Senado, José García Ruminot. Muñoz também ficou inabilitado para exercer cargos públicos por cinco anos.

Esta é a primeira vez em 31 anos que o Congresso destitui um juiz da Suprema Corte. Muñoz foi submetido a julgamento político por ter fornecido à sua filha, também juíza, informações privilegiadas para a compra de um apartamento.

O juiz também foi acusado de descumprimento do dever ao encobrir uma viagem de sua filha à Itália quando acreditava-se que estava exercendo suas funções no Chile. A primeira acusação foi aprovada por 27 votos a 21, e a segunda, por 25 votos a 23.

O Senado também deve votar hoje uma acusação constitucional contra a juíza Angela Vivanco, destituída na semana passada pela Suprema Corte, e que está envolvida em um caso de corrupção que respinga na elite política, econômica e judicial do país.

Veja também

Israel ataca sem trégua redutos do Hezbollah no Líbano
Trégua

Israel ataca sem trégua redutos do Hezbollah no Líbano

CGU abre investigação para apurar denúncias contra dirigentes da Aneel
Aneel

CGU abre investigação para apurar denúncias contra dirigentes da Aneel

Newsletter