Logo Folha de Pernambuco

peru

Congresso do Peru vota informe que recomenda processar Castillo por traição à pátria

Documento propões que presidente peruano fique impossibilitado de exercer função pública por 5 anos

Presidente do Peru, Pedro CastilloPresidente do Peru, Pedro Castillo - Foto: Victor Gonzales Peruvian Council of MinistersAFP

Um relatório do Congresso peruano que recomenda processar o presidente Pedro Castillo, alegando que ele teria cometido traição à pátria ao considerar um possível referendo popular para conceder uma saída ao mar para a Bolívia, será discutido e votado nesta sexta-feira (10) na Câmara.

Lady Camones, presidente da Subcomissão de Acusações Constitucionais, convocou seus membros "a fim de continuar com o debate e votar o informe final da denúncia contra Castillo", destacou o gabinete de imprensa do Congresso.

O documento pede o julgamento da denúncia política ao presidente como suposto autor do crime de "traição à pátria" e propõe que lhe seja imposta "a sanção de inabilitação por cinco anos para o exercício da função pública".

A recomendação deve ser votada pela subcomissão e depois deve ser debatida pelo plenário do Congresso, onde, se aprovada, pode resultar em um pedido para afastar o presidente do cargo.

O informe, assinado pelo congressista de centro direita Wilson Soto, se sustenta em uma polêmica entrevista dada por Castillo em janeiro à CNN em espanhol, na qual não descartou facilitar o acesso da Bolívia ao mar, se a população assim decidir mediante uma consulta popular.

Veja também

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil
chuvas

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do Brasil

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores
eua

Cinco homens acusam indicada de Trump para Educação de permitir que fossem abusados quando menores

Newsletter