Logo Folha de Pernambuco

Notícias

Congresso dos EUA vota para evitar paralisação do governo federal

Texto proposto pelos democratas agora será votado no Senado para ser sancionado pelo presidente Joe Biden

Congresso Americano Congresso Americano  - Foto: Drew Angerer / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / Getty Images via AFP

A Câmara dos Representantes dos Estados Unidos votou nesta terça-feira (8) para estender o orçamento do Estado até 11 de março, a fim de evitar mais uma vez, a ameaça de paralisação dos serviços federais.

O texto proposto pelos democratas, adotado por numerosos votos republicanos, agora será votado no Senado para ser sancionado pelo presidente Joe Biden.

Democratas e republicanos não estão conseguindo entrar em um acordo sobre um orçamento definitivo para o ano de 2022. Por isso, são obrigados a prolongar, cada vez por um ou dois meses, o atual, adotado sob a presidência de Donald Trump.

Isso atrasa consideravelmente os projetos no Congresso e, portanto, a aprovação das reformas promovidas por Biden a alguns meses das eleições legislativas de meio de mandato, que são importantes para ele, além de privar alguns programas sociais de verbas.

No final de setembro e em meados de dezembro, o Congresso evitou in extremis uma paralisação do Estado federal, conhecida como "shutdown", ao prorrogar o orçamento de 2021. O prazo termina em 18 de fevereiro, em 10 dias.

O súbito esgotamento das finanças dos serviços federais forçaria centenas de milhares de funcionários ao desemprego técnico, algo que a maioria dos parlamentares de ambos os lados deseja evitar, apesar das fortes discrepâncias.

Veja também

Orbán anuncia que convidará Netanyahu à Hungria para 'desafiar' ordem de prisão do TPI
MANDADO

Orbán anuncia que convidará Netanyahu à Hungria para 'desafiar' ordem de prisão do TPI

Cão farejador da Receita Federal encontra R$ 380 mil em drogas escondidas em encomendas nos Correios
Recife

Cão farejador da Receita Federal encontra R$ 380 mil em drogas escondidas em encomendas nos Correios

Newsletter