Logo Folha de Pernambuco

Brasília

Congresso é iluminado com as cores do arco-íris no Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia

Data marca a retirada a homossexualidade da lista internacional de distúrbios mentais pela OMS

 Congresso Nacional é iluminado com as cores do arco-íris Congresso Nacional é iluminado com as cores do arco-íris - Foto: Elaine Menke/Câmara dos Deputados

A fachada do Congresso Nacional recebeu nesta terça-feira (17) uma projeção de cores com a temática LGBTQIA+. O prédio ficou colorido em vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e roxo, em alusão ao Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, que ocorre sempre em 17 de maio.

Trata-se da data na qual foi retirada a homossexualidade da lista internacional de distúrbios mentais pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A iluminação temática foi proposta pela liderança do Psol. Bancadas de outros partidos de oposição também apoiaram a iniciativa.

No ano passado, o Brasil teve ao menos 316 mortes de forma violenta de pessoas LGBTQIA+, um aumento de 33,3% em relação ao ano anterior, segundo o levantamento do Observatório de Mortes e Violências contra LGBTI+, divulgado na última quarta-feira.

O estudo elaborado a partir de uma parceria entre a Acontece Arte e Política LGBTI+, a Associação Nacional de Travestis e Transexuais (ANTRA) e a Associação Brasileira de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Intersexos (ABGLT).

Entre os crimes recorrentes no ano passado estão homicídios (262 casos, representando 82,91% do total) e latrocínios (23, o que corresponde a 7,28% dos casos). Isso significa dizer que cerca de cinco pessoas LGBTQIA+foram assassinadas no país a cada semana.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter