Congresso Mariano em Fátima, Portugal, começa nesta quinta (17); confira imagens
Evento, realizado em Portugal, é organizado pela Obra de Maria e apoio da Canção Nova. Programação segue até sexta (18)
FÁTIMA (PORTUGAL) — A cidade sagrada de Fátima, em Portugal, sedia estas quinta (17) e sexta-feiras (18) uma grande celebração de fé, com orações, conferências e momentos de adoração. Trata-se do Congresso Mariano, iniciado hoje, sob organização da Comunidade Obra de Maria e apoio da Canção Nova.
A abertura do congresso teve presença dos fundadores da Obra de Maria, Gilberto Barbosa e Maria Salomé. Também prestigiaram o evento Eto (Wellington da Silva Jardim, vice-presidente da Fundação João Paulo II e cofundador da Canção Nova) e Luzia Santiago, cofundadora da Canção Nova. A Folha de Pernambuco foi convidada para acompanhar o evento.
“Queremos rezar por todos os jovens do Brasil e do mundo. Eles são nosso futuro. Mãe, protege aqueles que estão sofrendo com as atrocidades da guerra. Pedimos paz para as famílias, paz para o mundo. Mãe, guarda-nos nas dobras do teu manto”, disse Maria Salomé, que deixou um buquê de rosas ao lado da imagem de Nossa Senhora de Fátima.
Leia também
• "Pilar até o fim do mundo": veja a Catedral-Basílica de Nossa Senhora do Pilar, em Zaragoza
• Santuário de Nossa Senhora de Lourdes sedia Congresso Internacional de Cura e Libertação
• Paris será sede do próximo Congresso de Cura e Libertação promovido pela Obra de Maria
História
Em 1917, Nossa Senhora de Fátima fez um ciclo de aparições para três crianças: Lúcia dos Santos, de 10 anos, Francisco Marto, 9, e Jacinta Marto, 7. As histórias sobre os acontecimentos foram relatadas em quatro manuscritos conhecidos por Memórias I, II, III e IV.
As primeiras aparições teriam acontecido na Cova da Iria, terreno que pertencia à família de Lúcia. Na terceira, Nossa Senhora revelou um segredo em três partes. A primeira envolvia visão do inferno e a necessidade da oração e penitência. A segunda tratava da devoção ao Imaculado Coração de Maria e à conversão da Rússia.
A última era atentado contra a vida de um Papa - muitos interpretam que seria uma profecia da tentativa de assassinato contra o Papa São João Paulo II, em 1981.A bala que o atingiu, inclusive, está em Fátima, em agradecimento do antigo Papa à Nossa Senhora de Fátima por ter salvo a vida dele.
O local das primeiras aparições é onde hoje fica a Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima - a construção foi um pedido da Virgem Maria na sexta e última aparição. Francisco e Jacinta morreram em 1919 e 1920, respectivamente.
Em 13 de outubro de 1917, ocorreu um dos milagres mais famosos, reconhecido pela Igreja Católica, de Nossa Senhora de Fátima. Uma forte chuva, em um céu completamente escuro, foi dissipada com a chegada de um “sol que dançou”, presenciado por milhares de testemunhas que estavam no local para ver a Virgem Maria - apenas Lúcia, porém, pode vê-la diretamente.
Destinos
Lúcia virou freira da Ordem das Carmelitas Descalças e faleceu em 2005, aos 97. Chamada de "vidente de Fátima", ela foi reconhecida como beata pelo Papa Francisco. Anteriormente, Francisco e Jacinta tinham sido beatificados em 13 de maio de 2000 pelo então Papa João Paulo II.
Posteriormente, em 2017, Francisco e Jacinta também foram canonizados após o caso de um menino brasileiro, Lucas, à época de cinco anos, que caiu de uma janela, tendo um traumatismo craniano muito grave. Os pais do jovem rezaram para os pastorinhos e, dois dias depois, no dia 9 de março, a criança recebeu alta e se curou sem qualquer sequela da queda ou explicação médica para o que a Igreja Católica considerou um milagre.
A exceção
Com exceção da quarta aparição, todas aconteceram nos dias 13. A que fugiu à regra foi em um dia 19, em outubro, em Valinhos. O local hoje tem um monumento com a imagem de Nossa Senhora de Fátima, além de esculturas do Anjo de Portugal e das várias estações da Via-Sacra produzidas pela artista Amélia Carvalheira.
Antes das aparições da Virgem Maria, porém, os pastorinhos já tinham presenciado três visões de um Anjo, em 1916. A primeira e terceira foram Loca do Cabeço, enquanto a segunda aconteceu no Poço do Arneiro. Na área em que houve o encontro angelical, há atualmente esculturas do Anjo e dos videntes feitas por Maria Irene Vilar.
*O repórter viajou a convite da Comunidade Obra de Maria