Logo Folha de Pernambuco

Peru

Congresso peruano impulsiona denúncia contra presidente por suspeita de corrupção

Comissão do Congresso investiga suspeita de corrupção e pede que mandatário seja temporariamente afastado de seu cargo

Presidente peruano Pedro CastilloPresidente peruano Pedro Castillo - Foto: Peruvian Congress / AFP

Uma Comissão do Congresso do Peru chegou a um acordo, nesta quinta-feira (24), para tramitar uma denúncia do Ministério Público contra o presidente de esquerda Pedro Castillo, a quem o órgão investiga por suspeita de corrupção e pede que o mandatário seja temporariamente afastado de seu cargo.

"Hoje, na sessão da Comissão Permanente, admitiu-se para tramitação a denúncia constitucional da Procuradora da Nação, Patricia Benavides, contra o presidente Pedro Castillo", anunciou o líder do Congresso, José Williams.

A comissão concedeu um prazo de 15 dias para a Subcomissão de Acusações Constitucionais apresentar "seu relatório final" sobre a denúncia da procuradora-geral, que pede que Castillo seja afastado do cargo durante o prosseguimento das investigações.

Essa decisão abre caminho para o início de um processo de impeachment, que pode chegar ao plenário do Congresso se a Comissão Permanente aprovar o relatório.

Segundo o MP, Castillo lidera uma rede de corrupção de lavagem de ativos e de concessão de contratos de obras públicas, integrada por seu entorno familiar e político.

Foi essa denúncia que levou Castillo a pedir a intervenção da OEA, invocando a Carta Democrática Interamericana. Para ele, o MP e a oposição de direita, que controla o Congresso, querem dar "um golpe de Estado" lhe atribuindo crimes que nega ter cometido.

Além disso, o presidente de esquerda alega que não pode ser investigado até o final de seu mandato, em julho de 2026.

Esta semana, uma missão da OEA visitou Lima e se reuniu com autoridades e opositores para avaliar o nível da disputa entre os poderes.

A decisão chega no mesmo dia em que a Comissão Permanente rejeitou apreciar uma denúncia de traição à pátria contra Castillo, depois que o Tribunal Constitucional acolheu um habeas corpus da defesa do presidente.

Castillo está no poder desde julho de 2021 e já enfrentou duas tentativas de destituição no Congresso.

Veja também

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"
GUERRA

Putin ordena "produção em série" de mísseis hipersônicos "Oreshnik"

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda
SAÚDE

"Chip da beleza": Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais; entenda

Newsletter