Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Conheça o café da manhã japonês que se tornou um aliado da longevidade

Michiko Tomioka, uma nutricionista japonesa, revelou quais alimentos não podem faltar na primeira refeição do dia; veja quais são

Especialista afirma que este alimento retarda o envelhecimento Especialista afirma que este alimento retarda o envelhecimento  - Foto: Freepik

O Japão é conhecido por ter uma das populações mais longevas do mundo, e, para os japoneses, a primeira refeição do dia é muito importante, não apenas pelos valores nutricionais que oferece, mas também por contribuir para a promoção da longevidade. Michiko Tomioka é uma nutricionista japonesa que, por meio de suas redes sociais, dá dicas aos seus seguidores para levar uma vida saudável e retardar o envelhecimento.

Com o tempo, o corpo começa a envelhecer e as mudanças na pele tornam-se perceptíveis, com o surgimento de rugas, flacidez e cabelos brancos. Embora isso não possa ser evitado, existem certos hábitos que podem ajudar a retardar esse processo.

Qual é o café da manhã da longevidade consumido pelos japoneses?
Segundo a especialista, um dos alimentos mais nutritivos consumidos no Japão é o Yakuzen zakkokumai, ou arroz multigrãos, que é acompanhado de alimentos fermentados, vegetais em conserva e sopa de missô.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Michiko Tomioka, RDN, CDN, IFNCP (@michian_rd)

Este café da manhã é altamente benéfico para nutrir o corpo e equilibrar a digestão, explicou Michiko Tomioka, que, além de nutricionista, é especialista em longevidade.

Em uma entrevista ao veículo de comunicação CNBC, ela afirmou que esse café da manhã tradicional japonês é um pilar em sua vida e na vida de muitas pessoas longevas em seu país.

Essa refeição é rica em nutrientes essenciais, contendo vitaminas B, C e K, e minerais como ferro, cálcio e magnésio. Além disso, os ingredientes fermentados presentes nela fornecem probióticos que favorecem a boa digestão, enquanto o arroz integral e os feijões oferecem fibras.

Esse café da manhã pode ser acompanhado de chá verde e nori (alga marinha), ambos ricos em polifenóis que combatem a inflamação e ajudam a equilibrar os níveis de açúcar no sangue.

Quais são os ingredientes desse café da manhã?
Tomioka revelou os ingredientes que compõem esse café da manhã que ajuda a promover a longevidade. São eles:

Arroz integral misturado com feijões, cozido com kombu (alga marinha).

Natto (soja fermentada), rico em probióticos que beneficiam a saúde intestinal.

Nukazuke (vegetais em conserva), outra fonte de probióticos.

Sopa de missô, preparada com kombu, cogumelos shiitake, tofu e outros ingredientes.

Nori (alga marinha) e sementes de gergelim tostadas como acompanhamentos.

Chá verde hojicha, conhecido por suas propriedades antioxidantes.

A especialista sugeriu preparar abundância de arroz, natto e sopa de missô no início da semana para que a rotina diária não seja prejudicada. Esse café da manhã pode ser adaptado às diferentes estações do ano e pode ser acompanhado de seus vegetais favoritos.

Veja também

Donald Trump enfrenta sentença simbólica, mas histórica
ESTADOS UNIDOS

Donald Trump enfrenta sentença simbólica, mas histórica

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok
ESTADOS UNIDOS

Suprema Corte dos EUA examina caso de proibição do TikTok

Newsletter