Logo Folha de Pernambuco

Coreia do Norte

Conheça o novo "submarino tático de ataque nuclear" anunciado pela Coreia do Norte

O presidente Kim Jong-un já garantiu que 'faz parte de um avanço na nuclearização da Marinha', segundo a agência estatal de notícias KCNA

Submarino tático foi anunciado pela Coreia do Norte nesta quinta-feira Submarino tático foi anunciado pela Coreia do Norte nesta quinta-feira  - Foto: KCNA via KNS/AFP

A Coreia do Norte anunciou nesta quinta-feira (sexta-feira no horário local) que concluiu a construção de um novo "submarino tático de ataque nuclear", uma arma destinada a reforçar a sua força naval, informou a agência de notícias estatal, KCNA.

Batizado de "Hero Kim Kun Ok", a embarcação é equipada "com um grande número de meios de lançamento nuclear", segundo o presidente Kim Jong-un. O submarino, que foi anunciado pela primeira vez há quatro anos, seria capaz de "ataques preventivos e retaliatórios contra países hostis", ainda de acordo com o ditador.

O presidente inspecionou o submarino na quinta-feira. Segundo a KCNA, Kim insistiu na "necessidade" de equipar submarinos e outras embarcações de guerra "com armas nucleares táticas".

A Coreia do Norte realizou um número recorde de testes nucleares este ano e, no final de agosto, fez a sua segunda tentativa fracassada de lançar um satélite espião.

As duas Coreias vivem um dos momentos de maior tensão dos últimos anos. Em 2022, Pyongyang declarou que seu status de potência nuclear é "irreversível", fechando as portas para uma eventual negociação sobre desarmamento.

No início deste ano, o líder norte-coreano ordenou que exercícios militares fossem intensificados para preparar o país para uma "guerra real", logo após a Coreia do Sul e os Estados Unidos estreitarem as relações. Desde então, inúmeros testes militares têm sido conduzidos em tempo recorde no país.

O líder norte-coreano também defendeu recentemente o aumento da produção nuclear com fins militares, afirmando que a Coreia do Norte está pronta para usar armas nucleares, "a qualquer momento e em qualquer lugar".

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter