SimMics

Tecnologia brasileira: conheça a réplica de rosto humano para aprimorar ensino de aplicações faciais

A SimMics usa tecnologia inédita no mundo e foi projetada para treinar e aprimorar habilidades na aplicação de diversos fármacos

Felipe Marques, cofundador da BAIO, e Alvaro Venegas, fundador da ENG, testam tecnologiaFelipe Marques, cofundador da BAIO, e Alvaro Venegas, fundador da ENG, testam tecnologia - Foto: Divulgação

Uma réplica ultra-realista de um rosto humano, desenvolvida no Brasil e inédita no mundo, pretende aprimorar o ensino da aplicação de fármacos faciais em universidades.

A ferramenta educacional da área de saúde e estética, batizada de SimMics, foi projetada para treinar e aprimorar habilidades na aplicação de diversos fármacos, desde toxina botulínica até anestesias.

Com cobertura muito semelhante à textura e densidade da pele humana e equipado com sensores, a réplica é conectada a um software no qual todo o processo de aplicação facial com seringas é mensurado e avaliado.

O software analisa a precisão do local, ângulos e quantidade de substância administrada, mapeia todo o processo de treinamento de aplicações no rosto e verifica amplamente a performance do aluno.

Os fabricantes estimam que o SimMics alcance mais de 20 universidades brasileiras ainda este ano e seja um recurso inovador para mais de 16 mil estudantes de medicina, enfermagem e odontologia. Segundo a empresa, a médica de preço do produto deve ser a partir de R$ 36 mil.

A tecnologia, que será lançada no próximo dia 21 de março, em São Paulo, e deve chagar ao mercado internacional em três meses, é fruto de uma parceria entre a BA.IO, referência em desenvolvimento de inovações voltadas ao setor da saúde, e a ENG DTP Multimídia, duas empresas 100% brasileiras.

Tecnologia foi batizada de SimMicsTecnologia foi batizada de SimMics | Foto: Divulgação

"Os alunos têm a oportunidade de aprimorar suas técnicas e avaliar sua performance em um ambiente seguro, explorando infinitas possibilidades e permitindo repetições para alcançar a excelência", afirmou o cofundador da BA.IO, Felipe Marques.

A BA.IO foi responsável, por exemplo, pela 1ª prótese customizada fabricada por impressão 3D em titânio certificada pela Food and Drug Administration (FDA), agência federal de vigilância do Departamento de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos.

Já a ENG DTP & Multimídia, parceira no projeto, é especialista em ensino virtual e trouxe a tecnologia Digital Twin para o Brasil.

Tecnologia foi batizada de SimMicsTecnologia possui cobertura muito semelhante à textura e densidade da pele humana | Foto: Divulgação

“Estamos em amplo processo de digitalização e virtualização do ensino, este futuro já é presente e, por termos acompanhado toda esta evolução nas últimas quatro décadas, estamos lançando esta ferramenta, que é um recurso inédito desenvolvido e patenteado no Brasil”, destacou o fundador da empresa, Álvaro Venegas.

Confira como o SimMics funciona:

Veja também

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear
IRÃ

Presidente do Irã diz que pode retomar contato com os EUA, se país voltar ao acordo nuclear

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo
investigação

Recife: criminosos invadem casa e matam homem de 41 anos em Jardim São Paulo

Newsletter