Logo Folha de Pernambuco

PRÊMIO NOBEL

Conheça os cinco cientistas premiados duas vezes com um Nobel

O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira (5) com o Nobel de Química é a quinta pessoa a receber o prêmio duas vezes

O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira (5)  já havia vencido o Nobel de Química em 2001O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira (5) já havia vencido o Nobel de Química em 2001 - Foto: Andrew Silk / AFP

O americano Barry Sharpless, premiado nesta quarta-feira (5) com o Nobel de Química ao lado de outros dois cientistas, é a quinta pessoa a receber duas vezes o prêmio. 

Ele já havia vencido o Nobel de Química em 2001.

A seguir a lista dos outros quatro integrantes do seleto clube de vencedores do Nobel em duas ocasiões: 

- Marie Curie: Física (1903) e Química (1911) - 

A francesa de origem polonesa Marie Curie, primeira mulher a receber um Nobel, foi premiada duas vezes. Em 1903 venceu o Nobel de Física, ao lado do marido Pierre Curie e de Henri Becquerel. Em 1911 recebeu o prêmio de Química.

O primeiro foi atribuído pela descoberta da radioatividade, polônio e rádio, e o segundo por suas pesquisas contínuas sobre radioatividade.

Marie Curie é a única mulher que venceu dois prêmios Nobel.

- Linus Pauling: Química (1954) e Paz (1962) - 

O americano Linus Pauling recebeu o Nobel de Química em 1954 por ter estabelecido os princípios fundamentais da arquitetura das proteínas. 

Ativista pacifista com sua esposa durante a Guerra Fria, Pauling foi contrário aos testes nucleares. Em três estudos ele demonstrou o perigo da radioatividade e estabeleceu a relação entre câncer e exposição à radiação.

Sua campanha contra os testes nucleares contribuiu para que se tornassem subterrâneos. Recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 1962.

- John Bardeen: Física (1956 e1972) 

O americano John Bardeen recebeu seu primeiro Nobel de Física em 1956, ao lado de dois colegas, Walter Brattain e William Shokley, pela invenção do transistor.

O transistor revolucionou o campo da eletrônica, com rádios, calculadoras e computadores menores e mais baratos, entre outros objetos.

Ele recebeu o segundo Nobel, também de Física, em 1972, por sua participação no desenvolvimento da teoria da supercondutividade.

- Frederick Sanger: Química (1958 e 1980) 

O britânico Frederick Sanger recebeu o Nobel de Química em 1958 por seus trabalhos sobre a estrutura das proteínas, em particular da insulina, o hormônio que regula os níveis de açúcar no sangue.

A invenção de um novo método de sequenciamento rendeu um segundo Nobel em 1980 (desta vez compartilhado com Paul Berg e Walter Gilbert). O "método Sanger", adotado em todo o planeta, possibilitou o sequenciamento do primeiro genoma humano, que começou em 1992 e foi concluído em 2001. 

Duas organizações receberam o Premio Nobel da Paz em várias ocasiões: o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV), em 1917, 1944 e 1963, e o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR), em 1954 e 1981.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter