Logo Folha de Pernambuco

SAÚDE

Conheça os três chás que ajudam a melhorar o sono

Embora não se deva negligenciar a "higiene do sono", existem algumas ervas naturais que contribuem para um descanso mais pleno

Tomar um chá de ervas específicas pode ajudar a ter uma noite de sono tranquila Tomar um chá de ervas específicas pode ajudar a ter uma noite de sono tranquila  - Foto: Freepik

Tomar medicamentos sem prescrição médica ou abusar da melatonina nem sempre é contraproducente. Os especialistas são unânimes ao enfatizar que o primeiro passo para uma boa noite de sono é praticar a chamada "higiene do sono".

Depois disso, tomar um chá de ervas específicas pode ajudar no processo de ter uma noite tranquila e um sono de melhor qualidade. Abaixo, a nutricionista e fitoterapeuta paulista, Vanderli Marchiori, aponta as principais ervas e como elas funcionam.

 

Mulungu (Erythrina mulungu): planta com propriedades calmantes e sedativas, normalmente indicada para o tratamento de insônia, estresse e ansiedade.

— No chá usamos a casca desta árvore do Cerrado, que induz perfeitamente o sono e mantém sua qualidade por cerca de cinco horas — explica Marchiori.

Passiflora (Passiflora incarnata): as folhas do maracujá são ricas em compostos que reduzem a ansiedade e também melhoram a qualidade do sono.

— O chá das folhas, quando consumido antes de dormir, leva o sono às ondas mais profundas e evita despertares noturnos — destaca.

Capim-limão (ou erva-cidreira): alivia a ansiedade e aumenta o bem-estar, melhorando a qualidade do sono.

— Seu óleo essencial, liberado durante o preparo do chá, atua nos receptores GABaérgicos potencializando a redução da ansiedade e do estresse — disse.

Para preparar o chá
Em uma xícara, leve 500 ml de água ao fogo. Quando ferver, adicione duas colheres de sopa da erva e deixa fervendo por 5 a 10 minutos.

Coe e beba uma xícara duas horas antes de dormir (para não ter que levantar para ir ao banheiro).

Pode guardar o chá até 24 horas na geladeira (depois disso, começa a fermentar).

— Prefiro fazer uma decocção (manter a erva fervendo por algum tempo) em vez de uma infusão (quando se adiciona a erva e se apaga o fogo), porque há uma maior extração de compostos bioativos. Para flores e folhas, mantenho a fervura por 5 minutos. Já para partes duras, como gengibre e cascas, 10 minutos — detalhou a nutricionista.

Ela ainda afirma que um fitoativo obtido das folhas de Lippia citriodora, conhecida como limão-verbena, atua na adequação dos níveis de cortisol e tem efeitos que envolvem o alívio da ansiedade, do estresse e melhora a qualidade do sono.

— Sua ação é bastante semelhante à da benzodiazepina, mas deve ser manipulada com prescrição individualizada de dosagem — explicou.

— Existe também a fitomelatonina da cereja, um fitoterápico manipulado em gotas que é um ótimo indutor do sono, pois atua exatamente como a melatonina sintética e promove uma noite mais reparadora e com melhor qualidade. Requer a ausência de luz para sua ação completa e deve ser prescrito por um fitoterapeuta — acrescentou Vanderli.

Higiene do sono

Este protocolo inclui atitudes simples e comprovadas para dormir melhor:

Estabelecer um horário para dormir e acordar, mesmo nos fins de semana.

Manter o quarto o mais escuro possível: cobrir até as pequenas luzes do computador, televisão e ar-condicionado.

Evitar o contato com dispositivos eletrônicos duas horas antes de dormir, pois a luz azul dos aparelhos afasta o sono. A partir das 18h, ativar o modo noturno, que muda essa iluminação do celular e do computador para amarela.

Retirar a televisão do quarto. A cama deve ser exclusivamente para dormir e ter privacidade.

Evitar café e cafeína (chá mate, chá preto e refrigerante) após as 14h.

Jante, pelo menos, duas horas antes de dormir, não coma demais e evite alimentos pesados (carnes, frituras e gorduras) à noite.

Não exagere com bebidas alcoólicas.

Inclua atividade física na sua rotina: pelo menos 30 minutos de exercícios aeróbicos (caminhada, ciclismo, natação) cinco vezes por semana.

Medite: a ciência provou que a meditação reduz o estresse e a ansiedade e melhora a qualidade do sono. Existem vários aplicativos gratuitos para iniciantes.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter