Covid-19

Conitec avalia incorporação da pílula da Pfizer no SUS na terça

Medicamento teve autorização emergencial de uso aprovada pela Anvisa no final de março

Laboratório farmacêutico americano PfizerLaboratório farmacêutico americano Pfizer - Foto: Kena Betancur / AFP

A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisará na próxima terça-feira a incorporação do Paxlovid, conhecido como "pílula da Pfizer", no tratamento do Sistema Único de Saúde (SUS) contra Covid-19.

O início da discussão sobre o tema está previsto na pauta do colegiado, mas não há garantia de que a análise seja concluída já na terça.

A Conitec é órgão responsável por indicar adoção de terapias na rede pública. Caso o medicamento seja aprovado pelo colegiado, ele ainda precisa ser submetido ao aval do Ministério da Saúde antes de ser disponibilizado no SUS.

O uso emergencial do Paxlovid foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no final de março. O medicamento é indicado para pacientes adultos que não apresentam necessidade de uso de oxigênio, mas que apresentam risco de evoluir para um quadro grave de Covid-19.
 

Segundo a aprovação da Anvisa, o Paxlovid, que é um medicamento antiviral, pode ser comprado em farmácias mediante apresentação de receita médica e deve ser utilizado por, no máximo, cinco dias. A droga não é indicada para grávidas e pessoas com insuficiência renal.

Para decidir sobre a incorporação de um medicamento no SUS a Conitec leva em conta diversos aspectos, incluindo seu custo e efetividade no tratamento.

Até o momento, somente um medicamento foi incluído no SUS para tratamento de Covid, o baricitinibe. A droga é indica para adultos internados que fazem uso de oxigênio por máscara ou por cateter nasal ou, ainda, de alto fluxo de oxigênio ou ventilação não invasiva.  O medicamento havia sido aprovado pela Anvisa na mesma semana.

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter