Logo Folha de Pernambuco

Consciência Negra

Consciência Negra: PCR promove ações de conscientização sobre racismo e intolerância religiosa

Olha! Recife vai apresentar um roteiro especial em comemoração ao mês da Consciência Negra: Recife Nagô

Consciência Negra: PCR promove ações de conscientização sobre racismo e intolerância religiosaConsciência Negra: PCR promove ações de conscientização sobre racismo e intolerância religiosa - Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife

Para marcar o Dia da Consciência Negra, celebrado nacionalmente no próximo 20, a Prefeitura do Recife, por meio da Gerência de Igualdade Racial (Gerir), realiza diferentes atividades ao longo do mês através do “20 de Novembro: Recife Cidade Antirracista”.

Nesta semana, a programação conta com formações sobre racismo na primeira infância para as mães beneficiadas pelo Mãe Coruja Recife e sobre racismo e intolerância religiosa para os adolescentes atendidos pela Fundação de Atendimento Socioeducativo (Funase) e para estudantes do ensino médio.

Formação
Nesta terça-feira (12), cerca de 30 gestantes e mães, beneficiadas pelo programa Mãe Coruja Recife, na Unidade de Saúde da Família Doutor Barreto Campelo, em San Martin, vão aprender mais sobre o racismo na primeira infância.

A chefe de divisão da Gerir, Tainã Moema, é quem vai ministrar a formação que pretende sensibilizar as famílias atendidas pelo programa para a construção de uma educação antirracista desde os primeiros anos de vida. O encontro ocorrerá das 14h às 16h.

Na quarta-feira (13), no mesmo horário, será a vez das mães e gestantes que são atendidas pelo programa no Compaz Dom Hélder Câmara, em Joana Bezerra, participarem da formação. Na quinta (14), a iniciativa vai chegar à Unidade de Saúde da Família Professor Bruno Maia, na Rua Alto do Refúgio, em Nova Descoberta, também a partir das 14h.

Já os adolescentes da Funase entrarão em contato com o tema do racismo e da intolerância religiosa na quarta-feira, das 9h às 11h, na sede da instituição na Avenida Rosa e Silva. A mesma temática será discutida com estudantes do ensino médio da Escola Técnica Estadual Mariano Teixeira, em Areias, na quinta-feira (14), a partir das 9h.

Consciência Negra: PCR promove ações de conscientização sobre racismo e intolerância religiosaA formação que pretende sensibilizar as famílias atendidas pelo programa para a construção de uma educação antirracista desde os primeiros anos de vida. Foto: Wagner Ramos/Prefeitura do Recife.

Olha! Recife
O Olha! Recife terá um roteiro especial em comemoração ao mês da Consciência Negra: Recife Nagô. A ideia é destacar as influências africanas na cultura recifense.

Os participantes conhecerão o Museu de Artes Afro-Brasil Rolando Toro, a estátua de Naná Vasconcelos e o Pátio de São Pedro. Pontos de grande relevância histórica e cultural e que fazem referência à ancestralidade afro-brasileira.

A saída vai ser da Praça do Arsenal, no Bairro do Recife, na quarta-feira, às 14h. As inscrições estão abertas no site do Olha! Recife. Para acompanhar as ações de todo o mês da consciência negra, acesse no Instagram: @gerir.recife.

Para a gerente de Igualdade Social do Recife, Karina Oliveira, o dia da Consciência Negra não pode ser apenas uma data no calendário, deve ser um compromisso constante. "Precisamos refletir e implementar políticas públicas que garantam oportunidades iguais". 

"O Novembro Negro nos permite reafirmar o debate e as ações desenvolvidas ao longo do ano, além de celebrar as contribuições culturais, sociais e históricas realizadas pela e para a população negra. Embora tenhamos avançado, ainda há muito a ser feito. As desigualdades raciais são profundas e estão enraizadas em muitos aspectos da nossa sociedade.", comentou Karina.

Veja também

OMS: casos de sarampo no mundo cresceram 20% em 2023, impulsionados pela baixa cobertura vacinal
AUMENTO

OMS: casos de sarampo no mundo cresceram 20% em 2023, impulsionados pela baixa cobertura vacinal

Homem morre após ser atropelado por um ônibus na avenida Guararapes, no Centro do Recife
PERNAMBUCO

Homem morre após ser atropelado por um ônibus na avenida Guararapes, no Recife

Newsletter