Conselho de Biologia alerta sobre ilegalidades do tráfico de animais silvestres em live
Debate virtual está marcado para o dia 03/11, no canal do CRBio 5ª Região no YouTube, às 20h
O tráfico de animais silvestres é considerado a terceira maior atividade ilícita praticada no mundo. No Brasil, estima-se que cerca de 38 milhões de exemplares silvestre são retirados da natureza para serem comercializados, de acordo com Rede Nacional de Combate ao Tráfico de Animais Silvestres (Renctas). Com o objetivo de alertar sobre a ilegalidade tanto ambiental como do comércio, o Conselho Regional de Biologia (CRBio-05) promoverá uma live a respeito do assunto, no dia 03 de novembro (quarta-feira), às 20h, no canal do CRBio 5ª Região no YouTube.
Com mediação do Biólogo e professor Wallace Rodrigues Telino Júnior (CRBio 19.656/05-D), da Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), o debate contará com os palestrantes, Biólogo Yuri Marinho (CRBio 67.915/05-D), gestor do Centro de Triagem de Animais Silvestres de Pernambuco (Cetas Tangara), André Maia (CRBio 107.742/05-D), Biólogo e professor de biologia, e o também Biólogo Hugo Fernandes (CRBio 67.339/05-D), professor da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Ceará (UFC).
“Vamos argumentar sobre o mercado clandestino de animais silvestres, que é o terceiro mais lucrativo a nível mundial. O grande propósito desse encontro virtual é fazer um alerta em relação a perda de biodiversidade e que também só há tráfico porque tem quem compre. Se não tivéssemos compradores esse mercado não seria fomentado”, explica André Maia.
A realização da live também tem como finalidade a conscientização contra o tráfico de animais silvestres. “Além de ser uma prática criminosa, também prejudica diretamente a biodiversidade”, reforça Wallace Rodrigues, responsável pela mediação.
A caça, por exemplo, é outra ameaça aos animais silvestres. “O debate é um momento oportuno para reforçar que essa prática ocasiona a morte de dezenas de milhões de toneladas de animais por ano no país. A interação constante com exemplares silvestre através da caça e comércio ilegal é negativa, sobretudo descontrolada”, comenta Hugo Fernandes.
Para o encontro virtual, o palestrante Yuri Marinho comentará sobre o trabalho de tratamento e readaptação dos animais silvestres. “Os animais que precisam de assistência são vítimas, justamente, dos processos de urbanização e ocupação humana. Assim que ganham a liberdade, os animais vão em busca de um lar para cumprir seu papel na natureza, entre os quais, manter o equilíbrio do ecossistema”, finaliza Yuri.