Logo Folha de Pernambuco

Acordo de paz

Conselho de Segurança prorroga missão de verificação de acordo de paz na Colômbia

Os 15 membros do Conselho aprovaram uma resolução para "prorrogar o mandato da Missão de Verificação até 31 de outubro de 2024"

O Conselho de Segurança da ONU prorrogou, nesta segunda-feira (30), por unanimidade, por um ano, a missão de verificação do acordo de paz da ColômbiaO Conselho de Segurança da ONU prorrogou, nesta segunda-feira (30), por unanimidade, por um ano, a missão de verificação do acordo de paz da Colômbia - Foto: Juan Barreto/AFP

O Conselho de Segurança da ONU prorrogou, nesta segunda-feira (30), por unanimidade, por um ano, a missão de verificação do acordo de paz da Colômbia após, considerar os progressos alcançados desde a assinatura do mesmo, em 2016.

Os 15 membros do Conselho aprovaram uma resolução para “prorrogar o mandato da Missão de Verificação até 31 de outubro de 2024”, quando se completa a metade do período de 15 anos previsto para a implementação do Acordo Final, assinado por representantes do Estado colombiano e das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia - Exército do Povo (Farc, marxista).

Proposto pelo Reino Unido, o texto alerta para “o impacto desproporcional” do conflito nas mulheres e comunidades indígenas e afro-colombianas, e pede às partes, com o apoio das instituições do Estado, das forças de segurança e da sociedade civil, para “ trabalharem juntas para continuar construindo este processo e enfrentar os desafios" gerados pelo mesmo.

Entre os desafios que geram preocupação está a violência nas áreas afetadas pelo conflito entre a guerrilha e as forças estatais.

O pacto histórico de 2016, negociado em Cuba, levou cerca de 7.000 combatentes da guerrilha mais antiga da América Latina a depor as armas e a se reincorporar à vida civil. Também inclui uma reforma rural, participação política inclusiva, disposições étnicas e de gênero e a luta contra as drogas ilícitas.

A aprovação da resolução envia “um sinal forte” de apoio ao processo de paz, disse a promotora, a embaixadora britânica Barbara Woodward, para quem “é oportuno” que o Conselho tenha reconhecido os especialistas da missão.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter