Logo Folha de Pernambuco

Abandono

Conselho tutelar pede ajuda da população na busca por família de bebê encontrado em sacola em Olinda

Quando tiver alta, o menino será encaminho para a Casa de Passagem de Olinda

Hospital do Tricentenário, em OlindaHospital do Tricentenário, em Olinda - Foto: Divulgação

O Conselho tutelar de Olinda, na Região Metropolitana do Recife, pede ajuda da população na busca por familiares do recém-nascido encontrado abandonado dentro de uma sacola no Sítio Histórico da cidade. 

O bebê, um menino de 2,740 quilos e 48 centímetros, foi achado por um vendedor ambulante nessa terça-feira (2), na rua São Francisco, na esquina da rua Bispo Coutinho, no bairro do Carmo. O homem levou a criança para o Hospital do Tricentenário, no Bairro Novo, também em Olinda.

De acordo com a coordenadora geral dos conselhos tutelares de Olinda, Cláudia Moura, câmeras de monitoramento instaladas na área só conseguiram captar o momento em que o vendedor achou o bebê.


“A gente acredita que a pessoa pode ter deixado a criança num ponto cego. Temos a esperança que, com a notícia divulgada, alguém sinta falta dessa bolsa ou lembre de alguma gestante que desapareceu com uma bolsa do tipo. Talvez a família não saiba o que a genitora fez, mas a gente tem esperança que alguém apareça”, afirmou Cláudia.
 

Recém-nascido foi encontrado dentro de bolsaBebê foi encontrado na Rua São Francisco, no bairro do Carmo. Foto: Reprodução/WhatsApp


Quando tiver alta, o menino será encaminhado para a Casa de Passagem de Olinda, que recebe crianças sem identificação de familiares. Ele está no Hospital do Tricentenário, e o estado de saúde é estável. O bebê passou por exames de rotina e não tem previsão de alta.

“Comunicamos ao Ministério Público para que, junto com a Vara da Infância, faça todo o trâmite judicial para verificar a questão de adoção e possível nova família", disse Claúdia.

A conselheira afirmou ainda que mães que não podem criar seus filhos podem buscar, durante a gravidez, o projeto Acolher, que atua com abrigo para crianças nesta situação.

“Nesse caso, ela não deu para a adoção, ela abandonou, e isso é crime. Cabe à polícia investigar. Mas a gente conta com a ajuda da população com informações que possam ajudar na identificação da família".

Um Boletim de Ocorrência por abandono de incapaz foi registrado, e um inquérito policial, instaurado pela Polícia Civil de Pernambuco para investigar o caso.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter