Vacina contra Covid-19

Consórcio Nordeste apresenta proposta para compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik

As doses deverão ser incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI)

Vacina russa Sputnik VVacina russa Sputnik V - Foto: Andrej Isakovic/AFP

O Consórcio Nordeste apresenta, nesta sexta-feira (12), proposta ao Fundo Soberano Russo para a compra de 39,6 milhões de doses da vacina Sputnik V. A informação foi anunciada pelo governador da Paraíba, João Azevêdo.

Segundo o gestor paraibano, as doses deverão ser incorporadas ao Plano Nacional de Imunização (PNI).

O contrato será celebrado entre Governo Federal, Consórcio Nordeste, Fundo Soberano Russo e União Química - farmacêutica responsável pela fabricação do imunizante no Brasil.

"Isso garantirá a continuidade da vacinação. O Brasil precisa, mais do que nunca, de união e vacina! É assim que venceremos essa pandemia", publicou o governador em seu perfil no Twitter.

Em uso em outros países, como a vizinha Argentina, a russa Sputnik ainda não obteve aprovação para uso no Brasil pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Estudos preliminares publicados na revista científica The Lancet indicam que a Sputnik tem eficácia de 91,6% contra a Covid-19. 

A negociação com o Fundo Soberano Russo começou ainda no ano passado e, segundo João Azevêdo, teve como principal articulador o governador da Bahia, Rui Costa.

A compra e a entrega das vacinas se tornaram possíveis após a sanção presidencial à Lei nº 534/2021, que autoriza a compra de vacinas diretamente por pessoas jurídicas de direito privado.

Veja também

Conheça antiga casa de Kamala Harris, colocada à disposição em plataforma de aluguel por temporada
ESTADOS UNIDOS

Conheça antiga casa de Kamala Harris, colocada à disposição em plataforma de aluguel por temporada

"Dieta dos Faraós": saiba como era alimentação no Egito Antigo, segundo cientistas
ALIMENTAÇÃO

"Dieta dos Faraós": saiba como era alimentação no Egito Antigo, segundo cientistas

Newsletter