Logo Folha de Pernambuco

Carnaval 2024

Contagem regressiva: faltam 352 dias para o Carnaval 2024

Em 2024, a sexta-feira de Carnaval, dia oficial da abertura no Recife, será em 9 de fevereiro

FrevoFrevo - Foto: Maurício Ferry/PCR

Ingrata, a Quarta-Feira de Cinzas chegou depressa só para contrariar os foliões que aproveitaram os dias de Carnaval, depois de uma espera de dois anos causada pelas restrições da pandemia de Covid-19.

Uma espera que foi lenta, dolorosa e pensando na vida e que deu lugar à alegria, à celebração e à vontade de festejar e extravasar. O Carnaval deste ano acabou, mas, calma, que a contagem regressiva para o próximo já começou: faltam 352 dias para a festa do ano que vem.

Em 2024, a sexta-feira de Carnaval, dia oficial da abertura no Recife, será em 9 de fevereiro. Ou seja, em menos de 1 ano, as ruas serão novamente tomadas pelos foliões para celebrar, com toda sua irreverência, o reinado de Momo

E, seguindo o calendário, o Sábado de Zé Pereira, dia em que o Galo da Madrugada reinará imponente no Centro do Recife, será em 10 de fevereiro. Por fim, a próxima Quarta de Cinzas será em 14 de fevereiro. 

Data do Carnaval
Para saber como é calculada a data do Carnaval, é preciso lembrar que a festa de Momo está diretamente relacionada com os festejos católicos da Páscoa. A folia termina sempre 40 dias antes do Domingo de Ramos, que é o domingo que antecede a Páscoa.

Da Quarta-feira de Cinzas até o Domingo de Páscoa, são 46 dias, período em que os cristãos católicos guardam a Quaresma – um momento espiritual e de reflexão em que também fazem algum tipo de jejum.

Como a data é flutuante, pode cair entre 4 de fevereiro e 9 de março. Já o domingo em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, a Páscoa, sempre cai entre 22 de março e 25 de abril.

Com base em relatos bíblicos e históricos, os católicos afirmam que a ressurreição de Cristo ocorreu em um dia de lua cheia, próximo ao equinócio da primavera no Hemisfério Norte.

Por essa razão, no ano 325, a Igreja Católica realizou o Concílio de Niceia e decidiu que a Páscoa seria celebrada sempre no domingo subsequente ao surgimento da primeira lua cheia após a chegada da primavera.

Assim, como o feriado da Páscoa é variável, a data do Carnaval também segue essa mudança.

Veja também

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel
POSICIONAMENTO

Argentina rejeita ordem de prisão do TPI porque 'ignora' direito de defesa de Israel

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido
FAMÍLIA REAL

Coroação do rei Charles III custou R$ 528 milhões ao Reino Unido

Newsletter