SUSTENTABILIDADE

Cooperativa de reciclagem faz ação de conscientização no bairro de São José, no Recife

"Fazia limpeza de canais e vi a quantidade de lixo que era jogada fora e percebi que podíamos dar um jeito de conseguir renda para dentro de nossas casas", diz o presidente do projeto

Cooperativa realizará ação social no bairro de São José, visitando residências e ajudando na divulgação da coleta seletivaCooperativa realizará ação social no bairro de São José, visitando residências e ajudando na divulgação da coleta seletiva - Foto: Divulgação

Situada no bairro de São José, no Recife, a Cooperativa Reciclando Vidas é um exemplo inspirador de como a reciclagem de resíduos sólidos pode, não apenas beneficiar o meio ambiente, como também melhorar significativamente a qualidade de vida de seus cooperados. Criada há três anos, e composta por 18 cooperados residentes das comunidades do bairro, o projeto tem desempenhado papel fundamental na limpeza das ruas, coletando e realizando a triagem de resíduos recicláveis, sempre à procura de maneiras de expandir suas atividades e impacto na comunidade.

Em uma sociedade na qual o problema do descarte de resíduos vem se tornando debate obrigatório quando a questão é preservação ambiental, a reciclagem sempre é citada como uma solução. Neste sentido, o presidente da cooperativa, Esmeraldo Emílio dos Santos, viu na coleta seletiva uma oportunidade de gerar renda para sua família e colegas de bairro. “Fazia limpeza de canais e vi a quantidade de lixo que era jogada fora e percebi que podíamos dar um jeito de conseguir renda para dentro de nossas casas”, diz.

Nesta sexta-feira (29), a partir das 8h,  a cooperativa realizará uma ação social no bairro de São José, visitando residências e ajudando na divulgação da coleta seletiva e também da cooperativa. "Se o material for descartado corretamente facilita nosso trabalho e seria melhor para a gente, pois faríamos tudo mais rápido e poderíamos ir em outros lugares. Além de ajudarem o meio ambiente, as pessoas nos ajudam", explica Esmeraldo.

A cooperativa recupera, em média, cerca de 32 toneladas de materiais por mês, incluindo vidros, metais, papéis e plásticos. Uma parte substancial desses resíduos provém da parceria com a Prefeitura do Recife. O município tem coleta seletiva implantada e direciona todos os dias os materiais recicláveis para o galpão da Reciclando Vidas.

Cooperada há pouco mais de dois meses, Rosa Gomes da Silva destaca o impacto que a renda obtida tem em seu orçamento.

“Eu já tenho mais de 50 anos e moro em comunidade, é muito difícil conseguir uma oportunidade de emprego. Então estou achando ótimo. Estamos limpando o ambiente, tirando os lixos da rua. É bom ter uma renda, principalmente para gente que tem família”, diz ela, mãe de três filhos.

Além de colaborar com a prefeitura, a cooperativa também coleta resíduos de empresas públicas e privadas, bem como de residências e condomínios nos bairros da Ilha do Leite e Recife Antigo, além de São José.

Aqueles interessados em contribuir podem entrar em contato pelo telefone (81) 99913.8727 para agendar a coleta. Materiais como alumínio, plásticos, papéis secos, metais e vidros são recicláveis. 

Veja também

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio
incêndios florestais

Governo investiga mais de 20 pessoas por incêndios florestais no Rio

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado
Justiça

Julgamento de acusado de drogar mulher para que outros homens a estuprassem é novamente adiado

Newsletter