COP16 da biodiversidade será retomada em fevereiro em Roma
Após evento em Cali, na Colômbia, COP16 será retomada em Roma, na Itália
A grande conferência internacional sobre a biodiversidade (COP16) será retomada de 25 a 27 de fevereiro em Roma para tentar concluir um acordo de financiamento, objetivo que não foi alcançado na cidade colombiana de Cali há algumas semanas, anunciou a Convenção da ONU sobre Diversidade Biológica (CDB).
No dia 2 de novembro, os 196 países membros da convenção da ONU deixaram a mesa de negociações na cidade colombiana sem um acordo sobre o financiamento, que deve garantir a proteção da natureza até 2030.
Quase 23.000 participantes viajaram a Cali para o maior evento até hoje sobre a biodiversidade, com o objetivo de proteger a natureza do desmatamento, da exploração excessiva, das mudanças climáticas e da poluição.
Leia também
• Ucrânia, um destino cada vez mais atrativo para os 'turistas de guerra'
• Dois militares morrem após avião cair em área movimentada em cidade do Equador; vídeo
• China suspende integrante da Comissão Militar Central
As negociações foram prorrogadas por uma noite adicional, mas a presidência colombiana do evento não conseguiu o consenso necessário.
"Nas próximas semanas, e durante nossa reunião em Roma em fevereiro, trabalharei com as partes para construir a confiança e o consenso necessários para alcançar a paz com a natureza", afirmou Susana Muhamad, ministra do Meio Ambiente da Colômbia e presidente da COP16, no comunicado.
Ela acrescentou que garantir um acordo financeiro chave "será central para nossos esforços".