Logo Folha de Pernambuco

Bicentenário da Independência

Coração de D. Pedro I chega ao Brasil na próxima segunda-feira (22)

Recepção será feita em uma cerimônia com honras de chefe de Estado na Base Aérea de Brasília

Coração de D. Pedro ICoração de D. Pedro I - Foto: Reprodução

Como parte das comemorações dos 200 anos da Independência, o coração de D. Pedro I chega ao Brasil na próxima segunda-feira (22). O órgão deixa a cidade do Porto, em Portugal, na noite de domingo (21) e desembarca em Brasília na manhã do dia seguinte. O transporte será feito pela Força Aérea Brasileira (FAB), por uma aeronave VC-99.

A recepção será feita em uma cerimônia com honras de chefe de Estado na Base Aérea de Brasília. O pouso está previsto para 9h30. Depois da cerimônia, o coração será transportado para o Palácio Itamaraty, também em Brasília, onde ficará em exibição até as comemorações do bicentenário da Independência do país, em 7 de setembro. 

Esta será a primeira vez que a relíquia deixa Portugal em 187 anos. O coração do imperador será exposto na capital federal durante as celebrações do bicentenário. A relíquia participará das celebrações durante 20 dias, regressando à cidade do Porto em 9 de setembro.

Em Portugal, o coração é guardado em uma urna com cinco chaves da Igreja da Irmandade da Lapa. Antes de viajar para o Brasil, o órgão estará pela primeira vez em exposição aberta ao público local no salão nobre da igreja. neste sábado (20) e domingo (21).

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, irá levar pessoalmente o coração ao Brasil, durante a noite de domingo, com o apoio da FAB. 

"O coração do nosso D. Pedro será recebido com honras de chefe de Estado, com salvas de canhão e escoltado pelos Dragões da Independência, ficará fora cerca de 20 dias, mas vai regressar com mais reconhecimento e admiração por parte do povo brasileiro", afirmou o presidente da Câmara do Porto, no começo deste mês, dentro de cerimônia de inauguração do instituto Pernambuco-Porto.

A viagem do órgão foi aprovada depois de um parecer técnico favorável do Instituto de Medicina Legal do Porto, que pediu o transporte da relíquia em ambiente pressurizado.

Veja também

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença
Donald Trump

Equipe de Trump comemora "vitória decisiva" após adiamento de sua sentença

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos
EUA

EUA sanciona general da reserva colombiano por violações de direitos humanos

Newsletter