Logo Folha de Pernambuco

Recife

Coração é transportado de helicóptero de Caruaru ao Recife para transplante em paciente no Imip

O órgão foi captado na manhã desta quarta-feira (7), no Hospital Regional do Agreste (HRA)

Coração será transplantado em adolescente de 16 anosCoração será transplantado em adolescente de 16 anos - Foto: Divulgação

Um coração foi transportado de helicóptero da cidade de Caruaru, no Agreste de Pernambuco, até o Recife, para o transplante de um paciente internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da capital.

O órgão foi captado na manhã desta quarta-feira (7), no Hospital Regional do Agreste (HRA), e levado até o Recife em um helicóptero do Núcleo de Operações Aéreas da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em uma ação conjunta com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). 

A aeronave saiu da cidade do Agreste por volta das 10h35 e chegou ao bairro do Derby, na área central do Recife, às 11h40. Na sequência, foi levado de ambulância até o Imip.

Coração foi transportado de Caruaru ao Recife. Divulgação/PRF

O órgão será transplantado em um adolescente de 16 anos. Segundo o HRA, o paciente beneficiado possui insuficiência cardíaca e tinha prioridade para o transplante.

Além do coração, outros órgãos também foram captados da doadora, uma mulher de 33 anos, vítima fatal de um acidente automobilístico.

De acordo com o HRA, o fígado será transplantado em um idoso de 62 anos. Já os rins e as córneas vão para receptores ainda não definidos. Esta é a terceira captação de múltiplos órgãos realizada este ano pela unidade de saúde.

“É importante falar sobre todos os processos que envolvem a doação de órgãos. Desde a constatação de morte encefálica do paciente, passando pela conversa sobre o assunto com a família, que é um momento difícil, porém necessário para conseguirmos salvar vidas”, afirmou a coordenadora da Central de Transplantes em Caruaru, Raianne Monteiro.

O HRA informou que, em 2022, foram realizados 1.375 transplantes em Pernambuco, entre órgãos sólidos e tecidos, e que, atualmente, o Estado tem 2.937 pessoas aguardando um órgão.

Veja também

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad
SUS DIGITAL

Todos os municípios brasileiros aderiram ao SUS Digital, diz secretária Ana Estela Haddad

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário
Inteligência artificial

Igreja na Suíça usa I.A. para fiéis "conversarem" com Jesus no confessionário

Newsletter