Coração transportado de helicóptero de João Pessoa ao Recife é transplantado em paciente no Imip
O coração foi transplantado em um homem de 30 anos, que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI)
Leia também
• Motorista embriagado fura sinal vermelho, bate em moto e deixa homem morto e mulher ferida
• Prefeito do Recife assina, nesta segunda (15), operação de crédito no valor de R$ 2 bilhões
• Começa venda de ingressos para Samba Recife; confira valores
Um coração foi transportado de helicóptero da cidade de João Pessoa, na Paraíba, até o Recife, para o transplante de um paciente internado no Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip), na área central da capital.
O órgão foi captado de um paciente que faleceu no Hospital de Emergência e Traumas Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, no último sábado (13).
Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o transporte, em parceria com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), ocorreu assim que o órgão foi retirado. O trajeto durou 40 minutos.
O órgão saiu de João Pessoa ainda no sábado, às 16h24, e chegou ao bairro do Derby, na área central da capital, às 17h04. De lá, a equipe e o material captado seguiram de ambulância até o Imip, no bairro dos Coelhos.
O coração chegou ao destino final preservado e foi transplantado no paciente, um homem de 30 anos, que estava internado em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da unidade de saúde.
De acordo com o Imip, o procedimento foi realizado com sucesso ainda no sábado. O quadro de saúde do homem contemplado com o coração é estável.
"O Imip informa que o paciente evolui bem após realização de transplante cardíaco. Devido à alta complexidade do procedimento, está internado na UTI, mas respira sem a ajuda de aparelhos", informou o hospital.