Logo Folha de Pernambuco

Solenidade

Coral do Movimento Pró-Criança tem trajetória de 18 anos homenageada na Câmara Municipal do Recife

Coral foi fundado pelo professor e regente Otávio Góes no ano de 2005

Coral do Movimento Pró-Criança recebeu homenagem na Câmara do RecifeCoral do Movimento Pró-Criança recebeu homenagem na Câmara do Recife - Foto: Ricardo Fernandes/Folha de Pernambuco

Fundado pelo professor e regente Otávio Góes no ano de 2005, o coral do Movimento Pró-Criança teve a sua trajetória de 18 anos homenageada na Câmara Municipal do Recife, durante uma solenidade realizada nesta terça-feira (19).

Para celebrar o marco, o grupo musical realizou uma breve apresentação no plenário da Casa de José Mariano, tendo participação especial da pianista Rachel Casado e da cantora e compositora Cristina Amaral.

Atualmente, o Pró-Criança conta com três unidades em Pernambuco: no bairro dos Coelhos, no Centro do Recife; no Bairro do Recife, na área central da Capital; e em Piedade, Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana.

As atividades do espaço são conduzidas por uma equipe multidisciplinar, com profissionais das áreas de pedagogia, psicologia, assistência social, educação física, além de arte-educadores e instrutores.

O atendimento é feito por meio de ações socioeducativas que são realizadas em diferentes espaços buscando promover a aprendizagem em seus quatro pilares: o aprender a ser, o aprender a fazer, o aprender a conviver e o aprender a aprender.

A homenagem desta terça-feira surgiu através de um requerimento apresentado pela vereadora e professora Ana Lúcia (Republicanos), que também é presidente da Comissão de Educação, Cultura, Turismo e Esportes e vice-presidente da Comissão dos Direitos das Mulheres.

Ana Lúcia é, ainda, educadora, bacharel em Pedagogia pela Universidade Católica (Unicap) e especializada em Mídias da Educação.

Em sua trajetória profissional, foi coordenadora pedagógica, professora multiplicadora, administradora escolar e conselheira representante do segmento de gestores para o Conselho Municipal de Educação do Recife (CME), sendo eleita presidente do CME por dois mandatos.

“Essa é uma justa homenagem. Sou professora há 29 anos e eu amo a educação, porque ela é essa ferramenta que transforma vidas e possibilidade os encontros. Educação se encontra com projetos hoje celebramos aqui os 18 anos do Coral do Pró-Criança“, disse Ana Lúcia.

Diretor administrativo do Movimento Pró-Criança, Enoque Gomes representa a instituição na sessão de homenagem na Câmara.

Ele agradece o requerimento e diz que o coral é um dos projetos sociais que prestam formação complementar.

“Eu agradeço imensamente a homenagem, que contempla não somente o coral, mas o Movimento Pró-Criança. O coral se enquadra dentro dos projetos sociais, que prestam formação complementar”, afirma.

A gestora de projetos do Movimento, Paula Melo, disse que o evento é também uma forma de validação do trabalho feito pela equipe. Ela cita parte da trajetória do coral a nível internacional.

“A gente vem atuando há 18 anos com crianças que vivem em situação de vulnerabilidade social. E a música é uma ferramenta para transformar as vidas deles. Em 2019, eles tiveram apresentação na Europa. Viemos aqui com muita alegria receber a homenagem, porque é uma forma de validação do trabalho também”, ressalta.

 

Veja também

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels
Estados Unidos

Juiz adia indefinidamente anúncio da sentença de Trump no caso Stormy Daniels

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia
míssil

O que se sabe sobre o míssil hipersônico russo 'Oreshnik' lançado contra a Ucrânia

Newsletter