Logo Folha de Pernambuco

mundo

Coreia do Norte ameaça reposta "sem precedentes" a exercícios militares de EUA e Coreia do Sul

O país considera o ataque preparativos para a guerra

Kim Jong-un, líder Norte Coreano Kim Jong-un, líder Norte Coreano  - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte ameaçou nesta sexta-feira (17) apresentar uma resposta "sem precedentes" aos próximos exercícios militares conjuntos dos Estados Unidos e da Coreia do Sul, que o país considera preparativos para a guerra.

A advertência aconteceu antes de uma reunião técnica prevista para a próxima semana em Washington, na qual os dois aliados discutirão possíveis respostas ao uso de armas nucleares pela Coreia do Norte.

O regime de Pyongyang critica há muitos anos os exercícios militares conjuntos de Estados Unidos e Coreia do Sul, que considera o treinamento para uma invasão.

"São preparativos para uma guerra de agressão", afirmou um porta-voz do ministério norte-coreano das Relações Exteriores em um comunicado.

Se Washington e Seul prosseguirem com os exercícios, ambos "enfrentarão contra-ataques persistentes e enérgicos sem precedentes", acrescenta o texto.

Os exercícios da próxima semana serão concentrados no "planejamento conjunto, gestão conjunta e resposta conjunta, com os ativos nucleares de Washington" em caso de um ataque nuclear por parte da Coreia do Norte, afirmou à AFP um funcionário do ministério sul-coreano da Defesa.

No governo do presidente Yoon Suk Yeol, a Coreia do Sul intensificou os exercícios militares com os Estados Unidos, que haviam sido reduzidos durante a pandemia de Covid-19.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter