Logo Folha de Pernambuco

TESTES

Coreia do Norte confirma lançamento de míssil e Kim promete impulsionar força nuclear

Kim supervisionou nesta sexta-feira o teste de lançamento no Mar do Japão

Kim Jong Un participa de exercício de disparo de foguetesKim Jong Un participa de exercício de disparo de foguetes - Foto: KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte confirmou, neste sábado (18), por meio da agência de notícias oficial KCNA, o lançamento de um míssil balístico tático, enquanto o líder Kim Jong Un prometeu impulsionar a força nuclear do país.

Kim supervisionou nesta sexta-feira o teste de lançamento no Mar do Japão, uma operação para avaliar “a precisão e confiabilidade” de um novo sistema de navegação autônomo, informou a KCNA. Ele expressou "grande satisfação" com o teste.

O Exército sul-coreano indicou na véspera que a Coreia do Norte havia disparado pelo menos um míssil balístico não identificado na direção do Mar do Japão.

"Múltiplos objetos voadores que acredita-se que sejam mísseis balísticos de curto alcance" voaram da região oriental norte-coreana de Wonsan para as águas da sua costa", informou antes Seul.

O estado-maior sul-coreano acrescentou que os mísseis voaram por cerca de 300 quilômetros e afirmou que houve um reforço da "vigilância e preparação para novos lançamentos".

O disparo foi feito horas depois de Kim Yo Jong, irmã do líder norte-coreano, Kim Jong Un, negar que o país esteja entregando armas à Rússia.

O lançamento foi o mais recente de uma série de testes cada vez mais sofisticados realizados pela Coreia do Norte nos últimos meses, no que o país diz ser uma tentativa de melhorar sua defesa.

Coreia do Sul e Estados Unidos acusaram a Coreia do Norte em várias ocasiões de fornecer armas à Rússia. Os governos de Pyongyang e Moscou são alvo de sanções internacionais, o primeiro por seu programa nuclear e o segundo pela invasão à Ucrânia.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter