Logo Folha de Pernambuco

Guerra na Ucrânia

Coreia do Norte culpa EUA por crise na Ucrânia e defende Rússia

'A causa da crise ucraniana também está na arbitrariedade dos Estados Unidos', ressalta o texto publicado no sábado na página oficial online da Chancelaria norte-coreana

Kim Jong-un, ditador da Coreia do NorteKim Jong-un, ditador da Coreia do Norte - Foto: KCNA via KNS/AFP

A Coreia do Norte acusou os Estados Unidos de serem a verdadeira causa da crise ucraniana e defendeu a Rússia, na primeira reação oficial de Pyongyang à invasão da Ucrânia.

Na última quinta-feira (24), a Rússia enviou tropas para a vizinha Ucrânia, uma medida que atraiu condenação internacional e duras sanções.

Manifestando-se na direção contrária, em uma nota publicado no site de seu Ministério das Relações Exteriores, a Coreia do Norte responsabilizou os Estados Unidos são responsáveis pelo conflito. 

Washington buscou "a supremacia militar sem considerar a legítima demanda russa por sua segurança", afirma o comentário atribuído a Ri Ji-song, pesquisador da Sociedade de Estudos Políticos Internacionais do Norte.

"A causa da crise ucraniana também está na arbitrariedade dos Estados Unidos", ressalta o texto publicado no sábado na página oficial online da Chancelaria norte-coreana.

O pesquisador Ri criticou Washington por manter "dois pesos e duas medidas", ao se envolver nos assuntos internos de outros países em nome da "paz e estabilidade", enquanto "denuncia, sem motivo, as medidas defensivas tomadas por outros países para sua segurança nacional".

"Acabaram os dias em que os Estados Unidos reinavam supremos", acrescenta o texto. 

Trata-se da reação de um funcionário de baixo perfil, motivo pelo qual a nota foi publicada com seu nome particular, explicou Park Won-gon, professor de Estudos Norte-Coreanos da Ewha Womans University. 

"A conclusão é que tudo é culpa dos Estados Unidos. O ponto principal é que você vai sofrer se não tiver poder", disse ele à AFP. 

Além da China, a Rússia é um dos poucos aliados internacionais da Coreia do Norte e, no passado, forneceu assistência a Pyongyang. 

Moscou tentou evitar pressões contra a Coreia do Norte, chegando a pedir alívio das sanções internacionais contra o país por razões humanitárias.

Principal aliada da Coreia do Norte, a China também culpou os Estados Unidos e seus aliados ocidentais por "exagerarem" a crise ucraniana.

Veja também

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1
BRASIL

Anvisa aprova vacinas da Covid atualizadas para cepa JN.1

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático
clima

Presidência da COP29 sugere que países ricos paguem US$ 250 bi anuais para financiamento climático

Newsletter