Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Coreia do Norte defende anexação de territórios ucranianos pela Rússia

País também criticou os Estados Unidos e seus aliados por tentarem condenar o comportamento de Moscou na ONU

Guerra na UcrâniaGuerra na Ucrânia - Foto: Juan Barreto/AFP

A Coreia do Norte expressou, nesta terça-feira (3), apoio à anexação de territórios ucranianos pela Rússia e criticou os Estados Unidos e seus aliados por tentarem condenar o comportamento de Moscou na ONU.

Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a anexação de quatro regiões ocupadas da Ucrânia, após referendos organizados pelo Kremlin, que foram classificados pelo Ocidente como farsas.

O chanceler da Coreia do Norte, Jo Chol, defendeu que as votações foram legítimas e organizadas "conforme os princípios de igualdade dos povos da Carta das Nações Unidas", assinalou a agência estatal KCNA.

A Rússia vetou na última sexta-feira uma iniciativa liderada pelos Estados Unidos para condenar as anexações no Conselho de Segurança da ONU. Nenhum país apoiou o veto, e China e Índia se abstiveram.

Jo observou que os Estados Unidos interferem nos assuntos internos de países independentes e "abusam do Conselho de Segurança". "Os dias em que os Estados Unidos podiam usar o Conselho de Segurança da ONU como seu escudo e meio de agressão para manter sua supremacia não voltarão", afirmou o chanceler.

"Se o Conselho de Segurança violar os direitos independentes e interesses fundamentais de um Estado soberano com o duplo padrão ilógico e mafioso, contrariando os objetivos e princípios da Carta da ONU, será totalmente responsável pelas consequências", destacou Jo.

Veja também

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro
Trump

Trump indicará gestor de fundos Scott Bessent como secretário do Tesouro

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais
Planos de saúde

Governo processa 17 planos de saúde por cancelamentos unilaterais

Newsletter