Coreia do Norte defende anexação de territórios ucranianos pela Rússia
País também criticou os Estados Unidos e seus aliados por tentarem condenar o comportamento de Moscou na ONU
A Coreia do Norte expressou, nesta terça-feira (3), apoio à anexação de territórios ucranianos pela Rússia e criticou os Estados Unidos e seus aliados por tentarem condenar o comportamento de Moscou na ONU.
Na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, anunciou a anexação de quatro regiões ocupadas da Ucrânia, após referendos organizados pelo Kremlin, que foram classificados pelo Ocidente como farsas.
O chanceler da Coreia do Norte, Jo Chol, defendeu que as votações foram legítimas e organizadas "conforme os princípios de igualdade dos povos da Carta das Nações Unidas", assinalou a agência estatal KCNA.
Leia também
• Crimes da Rússia na Ucrânia serão 'punidos', diz França
• Rússia "consultará" população para definir fronteiras de regiões anexadas na Ucrânia
• Ucrânia anuncia libertação de cidade estratégica em região anexada pela Rússia
A Rússia vetou na última sexta-feira uma iniciativa liderada pelos Estados Unidos para condenar as anexações no Conselho de Segurança da ONU. Nenhum país apoiou o veto, e China e Índia se abstiveram.
Jo observou que os Estados Unidos interferem nos assuntos internos de países independentes e "abusam do Conselho de Segurança". "Os dias em que os Estados Unidos podiam usar o Conselho de Segurança da ONU como seu escudo e meio de agressão para manter sua supremacia não voltarão", afirmou o chanceler.
"Se o Conselho de Segurança violar os direitos independentes e interesses fundamentais de um Estado soberano com o duplo padrão ilógico e mafioso, contrariando os objetivos e princípios da Carta da ONU, será totalmente responsável pelas consequências", destacou Jo.