TENSÃO NAS COREIAS

Coreia do Norte dispara centenas de projéteis perto de ilhas sul-coreanas

Moradores das ilhas receberam ordem de evacuação

Resposta da Coreia do Sul em exercício militar usou munições reais Resposta da Coreia do Sul em exercício militar usou munições reais  - Foto: Ministério da Defesa da Coreia do Sul/AFP

A Coreia do Norte disparou cerca de 200 projéteis próximo a duas ilhas da Coreia do Sul, informou, nesta sexta-feira (5), o governo de Seul, que classificou essas ações como uma ameaça para a paz na região.

Os moradores das duas ilhas sul-coreanas, Yeonpyeong e Baengnyeong, receberam ordens de evacuação, ante a essa escalada militar, considerada uma das mais graves na península coreana desde que Pyongyang disparou vários projéteis em 2010.

"O exército norte-coreano efetuou hoje cerca de 200 disparos, das 9h às 11h (22h à 0h de quinta-feira, em Brasília), nas áreas de Jangsan-got, no noroeste da ilha de Bangnyeong, e nas áreas ao norte (...) da ilha de Yeonpyeong", indicou o Ministério da Defesa da Coreia do Sul.

Posteriormente, o ministério denunciou em um comunicado "um ato de provocação que ameaça a paz na península coreana".

"Advertimos severamente que a Coreia do Norte arque com plena responsabilidade desta crise e pedimos firmemente que pare imediatamente estas ações", agregou.

A Marinha da Coreia do Sul lançou um exercício com munição real na ilha fronteiriça de Yeonpyeong após os disparos norte-coreanos, segundo informou a agência Yonhap. 

A China, principal apoiador internacional da Coreia do Norte, lançou um chamado à "moderação" a todas as partes e pediu para evitar uma escalada. 
 

Veja também

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela
Venezuela

Maduro diz que González Urrutia lhe pediu 'clemência' para sair da Venezuela

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios
Queimadas

'Estamos tentando evitar o fim do mundo': Flávio Dino defende gastos com incêndios

Newsletter