Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Coreia do Norte dispara míssil balístico para o mar, diz agência Yonhap

Disparo coincide com reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York sobre o lançamento de um míssil norte coreano sobre o Japão

Missel Missel  - Foto: HANDOUT / SOUTH KOREAN DEFENCE MINISTRY / AFP

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira (noite de quarta, 5, no Brasil) um míssil balístico para o mar, coincidindo com a reunião do Conselho de Segurança da ONU em Nova York sobre o lançamento de um míssil sobre o Japão pela primeira vez em cinco anos.

Pyongyang disparou "um míssil balístico não especificado para o Mar do Leste", também conhecido como Mar do Japão, reportou a agência sul-coreana Yonhap, citando militares sul-coreanos.

O estado-maior conjunto sul-coreano anunciou o lançamento, que ocorre dois dias depois do disparo de um míssil balístico de alcance intermediário que sobrevoou o Japão.

Os países do Ocidente e o chefe da ONU, António Guterres, condenaram este teste, ao qual Seul e Washington responderam na quarta-feira com uma série de mísseis que caíram no Mar do Japão.

O exército sul-coreano também anunciou nesta quarta que o porta-aviões americano de propulsão nuclear USS Ronald Reagan voltará à região após ter participado de exercícios navais conjuntos no mês passado.

O país isolado, liderado por Kim Jong Un, realizou este ano um número recorde de testes armamentísticos e recentemente revisou sua lei para declarar "irreversível" seu status de potência nuclear.

A agência de notícias estatal norte-coreana KCNA condenou os Estados Unidos e seus aliados por convocar a reunião do Conselho de Segurança da ONU.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter