Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Coreia do Norte diz que acusações dos EUA sobre entrega de armas à Rússia são 'infundadas'

País negou ter "acordos de armas" com a Rússia e afirmou que não tem a intensão de tê-lo no futuro

Líder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong UnLíder supremo da Coreia do Norte, Kim Jong Un - Foto: STR / KCNA VIA KNS / AFP

A Coreia do Norte rejeitou nesta terça-feira (8, noite de segunda no Brasil) as acusações dos Estados Unidos de que Pyongyang fornece armas à Rússia para sua guerra na Ucrânia, chamando-as de "infundadas", segundo a agência estatal KCNA.

Deixamos claro novamente que nunca tivemos 'acordos de armas' com a Rússia e que não temos qualquer plano de fazê-lo no futuro, disse o vice-diretor de assuntos exteriores militares do Ministério da Defesa Nacional da Coreia do Norte, citado pela KCNA.

O comunicado também indica que o "rumor" dos Estados Unidos é uma "tentativa de manchar a imagem da República Popular Democrática da Coreia no cenário internacional".

A declaração da Coreia do Norte ocorre em um momento de alta tensão na península coreana, depois que Pyongyang realizou uma série de testes de mísseis nas últimas semanas em resposta a exercícios militares conjuntos entre Estados Unidos e Coreia do Sul.

O porta-voz do Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, John Kirby, garantiu na semana passada que a Coreia do Norte estava enviando projéteis à Rússia, mas que desviava as entregas por países do Oriente Médio e África para esconder o destino real das armas.

Kirby também afirmou que Washington não sabia se a Rússia recebeu as armas.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter