Logo Folha de Pernambuco

Conflito

Coreia do Norte diz que disparos de mísseis são defesa contra EUA

País realizou seis lançamentos mísseis em menos de duas semanas

Coreia do Norte testa míssil Coreia do Norte testa míssil  - Foto: Jung Yeon-je / AFP

A Coreia do Norte explicou, neste sábado (7), que sua série recente de disparos de mísseis é uma medida de defesa diante das ameaças militares dos Estados Unidos.

O país comunista realizou em menos de duas semanas seis lançamentos de projéteis sancionados pela ONU, os dois últimos nesta quinta-feira.

Testar lançamentos de mísseis "é uma medida regular e planejada de autodefesa para defender a segurança do país e a paz regional das ameaças militares diretas dos EUA, que duram mais de meio século", declarou a agência de aviação civil da Coreia do Norte, segundo a agência de notícias estatal KCNA.

A agência governamental divulgou a declaração depois que a Organização Internacional de Aviação Civil condenou os lançamentos de mísseis realizados por Pyongyang nos últimos meses e disse que os mesmos representavam um perigo para a aviação civil.

A Coreia do Norte considera que a resolução aprovada por essse órgão é “uma provocação política dos Estados Unidos e suas forças vassalas para transgredir a soberania do país".

Veja também

Newsletter