Logo Folha de Pernambuco

internacional

Coreia do Norte falha em teste de possível míssil hipersônico, afirma fonte militar de Seul

Projeto foi lançado durante a manhã de uma área próxima a capital da Coreia do Norte, Pyongyang

Coreia do Norte mostra disparo de mísseis da unidade de Artilharia HwasongCoreia do Norte mostra disparo de mísseis da unidade de Artilharia Hwasong - Foto: AFP

A Coreia do Norte disparou nesta quarta-feira (26) o que parecia um míssil hipersônico, mas o lançamento terminou com uma explosão em pleno voo, informou um oficial do Conjunto Estado-Maior (EMC) da Coreia do Sul.

O projeto foi lançado durante a manhã de uma área próxima a Pyongyang. As agências de inteligência da Coreia do Sul e dos Estados Unidos iniciaram uma análise detalhada, segundo um comunicado do EMC.

Uma fonte militar indicou que o teste do que parecia ser um míssil hipersônico fracassou depois de percorrer quase 250 km.

Ele destacou que o projeto pareceu emitir mais fumaça do que o normal, o que sugere a possibilidade de um problema de combustão.

O Japão também confirmou um lançamento e sua Guarda Costeira disse que o projeto teria caído no Mar do Japão.

O lançamento ocorreu em um momento de crescimento crescente na península coreana, com o país reclusivo comunista enviando balões de lixo para a Coreia do Sul.

Os analistas acreditam que a Coreia do Norte, um país com armas nucleares, poderia estar testando e aumentando a produção de mísseis de cruzeiro e de artilharia antes de enviá-los à Rússia para serem usados na Ucrânia.

Um relatório de maio do Pentágono confirmou este comportamento.

Veja também

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos
Ucrânia

Ucrânia pede sistemas de defesa para enfrentar novos mísseis russos

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível
Gaza

Hospitais de Gaza em risco por falta de combustível

Newsletter